Sobre a Revista

Revista Educação e Emancipação

A  Revista Educação e Emancipação é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação, de acesso aberto que publica trabalhos originais de pesquisadores e estudiosos brasileiros e de outros países que tratem de educação, oriundos de pesquisas, bem como ensaios teóricos, entrevista sobre a temática e resenha. Os conceitos e posicionamentos emitidos são de inteira responsabilidade de seus autores.

10.18764 | 2358-4319 |   A3

Edição Atual

v. 18 (2025): (In Progress)
					Visualizar v. 18 (2025): (In Progress)

Edição 2025 de publicação em fluxo contínuo

Publicado: 2025-01-31

Artigos

  • Educação escolar de adolescentes privados de liberdade: análise bibliográfica sobre teses e dissertações

    Areillen Ronney Rocha Reges , Emerson Augusto de Medeiros, Marcelo Bezerra de Morais
    e-23659
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e23659
  • Noções de Direito Constitucional na Educação Básica: política pública concretizadora de cidadania

    Mario Di Stefano Filho, Juliana Paganini, Marciano Buffon
    e-23920
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e23920
  • A cor do fracasso escolar: o lugar do jovem autor de ato infracional para a escola brasileira

    Fábio Caires Correia, Kathy Briones Barbi, Nathiara Cristina Capobianco
    e-23583
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e23583
  • “Eu vou falar de nós ganhando...”: confabulando outros currículosvidas para juventudes LGBTTQIAPNb+ nômadesdissidentes em gênerosexualidades à flor da pele

    Franklin Kaic Dutra-Pereira, Saimonton Tinôco
    e-23892
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e23892
  • Representações sociais sobre o “ser aluno do Proeja”

    Everton de Souza, Marilandi Maria Mascarello Vieira
    e-23380
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e23380
  • O Ensino Médio no Brasil: desafios históricos, reformas recentes e perspectivas futuras

    Marcello Vieira Lasneaux
    e-24123
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24123
  • O professor referência na sociedade do desencantamento docente: um olhar crítico da literatura recente

    Áurea Maria Costa Rocha, Ivis Chagas da Silva
    e-24327
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24327
  • Competências gerais da BNCC em oficinas de criatividade e tecnologia para pacientes de câncer infantojuvenil

    Paulo Ricardo dos Santos, Débora Nice Ferrari Barbosa
    e-24112
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24112
  • Breves notas teórico-críticas acerca da financeirização da educação no Brasil e as razões para mudar o mundo capitalista (golpe de 2016 até o governo Bolsonaro)

    Michelle Sena Rosa de Araújo
    e-24037
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24037
  • Memorial acadêmico: representação do perfil de docentes universitários da FEUSP

    Alan Bizerra Martins, Stephanie Oliveira dos Santos
    e-24064
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24064
  • Formação Continuada de Professores: um estudo sobre políticas educacionais para a alfabetização em Belém (PA)

    Mayranda Carvalho Miranda, Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira
    e-24088
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24088
  • Gestão escolar no contexto da educação básica: desafios e perspectivas

    Arilene Maria Soares de Medeiros, Thayse Mychelle de Aquino Freitas
    e-24021
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24021
  • Escola do Campo e Comunidade: desafios de participação no Projeto Político Pedagógico

    Karla Renata Melo da Rosa, Josilaine Antunes Pereira
    e-24141
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24141
  • Os três pilares da educação negativa em Rousseau

    Diógenes Galdino Morais Silva
    e-24170
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24170
  • “A Educação é um templo Augusto”: memórias do Colégio Leopoldo a partir das imagens escolares

    Diogo Piassá das Mercês, Leonardo Luiz da Silva
    e-23493
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e23493
  • O campo é meu e dele não abro mão: o papel da educação emancipatória para estudantes do campo

    Saul Lomba Bulhosa Oliveira, Ana Paula Inácio Diório
    e-23840
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e23840
Ver Todas as Edições