Sentidos de profissionalidade docente compartilhados por professores da educação superior

Maria da Conceição Valença da Silva, Maria da Conceição Carrilho de Aguiar

Resumo


Considerando a relevância de estudos acerca da profissionalidade docente, no sentido de possibilitar a sua ressignificação em prol da qualidade da educação, este trabalho tem como objetivo analisar sentidos de profissionalidade docente compartilhados por professores que exercem a docência na Educação Superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em andamento no curso de doutorado em educação, que tem a profissionalidade docente como uma de suas categorias de análise e como fundamento teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais. Para tanto, realizou-se entrevista semiestruturada com docentes de um curso de bacharelado, numa instituição locus da pesquisa. A análise dos dados deu-se respaldada na análise de conteúdo. O reconhecimento da importância da apropriação do saber pedagógico como exigência de qualidade para a formação e prática docentes está presente na literatura que discute a profissionalidade docente, realçando limitações de professores que não possuem tais saberes e atuam na educação superior. Vale ressaltar que se reconhece que a formação pedagógica, seja inicial ou continuada, não garante por si só a qualidade do ensino, mas, considerando a complexidade da docência, admite-se que ela é um requisito imprescindível. Como resultados parciais, os estudos sinalizaram que os sentidos de profissionalidade docente dos professores entrevistados se configuram enquanto um conjunto de conhecimentos técnicos, científicos, com necessidade de uma formação pedagógica; quanto à caracterização dessa profissionalidade, destacaram-se: conhecimento da área específica; capacidade de motivar; capacidade de perceber dificuldades de aprendizagem discentes; flexibilidade; prazer pelo que faz; capacidade de relacionamento interpessoal.

Palavras-chave: Professor. Profissionalidade docente. Educação Superior.

Abstract

Considering the relevance of studies on teacher professionalism, in order to allow its redefinition so that the quality of education can be increased, this paper aims at analyzing the understanding of teacher professionalism shared by teachers engaged in working with Higher Education. The present study is a qualitative research, currently in progress within the curriculum of the doctorate degree studies in the Education field, which has teacher professionalism as one of its categories for analysis, and the Theory of Social Representations as a theoretical-methodological background. Therefore, we carried out semi-structured interviews with teachers from a bachelor's undergraduate program, in a locus research institution. The data analysis was supported by the content analysis. The recognition of the importance of pedagogical knowledge ownership as a requirement for the quality of training and practice of soon-to-be teachers is present in articles that discuss teacher professionalism, which highlight the limitations of teachers who are not aware of such information and work in higher education. It is noteworthy that the recognition of pedagogical education, whether it is initial or continued, will not ensure the quality of teaching in itself; however, taking into consideration the complexity of teaching, it is assumed that it is an essential requirement. As partial results, studies signaled that the understanding of teacher professionalism in the teachers interviewed is composed by a set of technical and scientific knowledge, still in need of a teacher training; regarding the characterization of this professionalism, the following facts stood out: knowledge within the specific area; motivation capacity; ability to notice learning difficulties in students; flexibility; pleasure in doing his/her job; interpersonal skills.

Keywords: Teacher. Teacher professionalism. Higher education.


Palavras-chave


Professor; Profissionalidade docente; Educação Superior

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DOI: http://dx.doi.org/10.18764/

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