Desmistificando o mestrado

trajetórias de ingresso, aprendizados e conquistas na pós-graduação

Autores

  • Tonhetina Costa de Almeida Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Mestrado, Formação docente, Trajetória acadêmica

Resumo

O presente trabalho busca apresentar e discutir pontos de interesse que envolvem o imaginário acadêmico a respeito do ingresso e permanência no curso de mestrado, em especial, aos interessados que possuem resistência em realizar as seleções seja por temer a rigorosidade da seleção e desafios apresentados durante o curso, seja porque muitos municípios ou regiões ainda não possuem programas de pós-graduação stricto sensu de forma pública e gratuita. Com efeito, os programas de pós-graduação ainda permanecem de certa forma elitizados e distribuídos de forma escassa levando em conta as diversas áreas do saber em comparação as dimensões continentais do Brasil. Dessa forma, é necessário desmistificar alguns pontos que parecem intransponíveis para quem deseja ingressar, bem como objetiva-se relatar as experiências durante o ingresso e permanência em um programa de pós-graduação (mestrado profissional em ensino na educação básica) e compreender a importância da formação docente nos cursos de mestrado profissionais. A metodologia desenvolvida ao presente relato de experiência foi a abordagem qualitativa aplicada em um recorte temporal a partir do primeiro semestre do ano de 2025 ao primeiro semestre do ano de 2026, com referências de autores que discutem a estruturação e uso do saber narrativo, bem como a fundamentação reflexiva crítica da própria trajetória. Os principais resultados alcançados foram as informações e incorporações de conhecimento acadêmico oriundos do processo de seleção e práticas educativas durante o andamento do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Daniella. Brasil tem mais alunos em cursos à distância que em presenciais, 23 nov. 2025. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2025-09/brasil-tem-mais-alunos-em-cursos-distancia-que-em-presenciais. Acesso em: 28 fev. 2026.

FÁVERO, Osmar; BIANCHETTI, Lucídio. História e histórias da pós-graduação em educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, 30, dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/WnyNvHfpMyhmKW7LzfX33Wf/?format=html&lang=pt. Acesso em: 28 fev. 2026.

PAISLANDY, Jonas. Apenas 0,8% da população brasileira possui um título de mestrado, 27 dez. 2023. Disponível em: https://www.eldorado91fm.com.br/noticias/item/26168-mestrado. Acesso em: 28 fev. 2026.

VILANOVA, Lucinete Fernandes; MORAIS, Joelson de Sousa; COSTA, Cristiane Dias Martins da. Formação docente e práticas pedagógicas: desafios e possibilidades em múltiplos contextos. São Carlos: Pedro e João editores, 2022.

Downloads

Publicado

2026-03-27

Como Citar

Costa de Almeida, T. (2026). Desmistificando o mestrado: trajetórias de ingresso, aprendizados e conquistas na pós-graduação. Terra De Pretos, 5. Recuperado de https://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/terradepretos/article/view/28972

Edição

Seção

Dossiê: Pesquisa em Ensino na Educação Básica