A EMERGÊNCIA DE UMA “NOVA” SOCIEDADE SALARIAL E O LUGAR DO EMPREGO FEMININO NO PÓS-FORDISMO: uma comparação entre a França e o Brasil nos anos 90

Autori

  • Vivian Aranha Saboia Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Parole chiave:

Nova economia. Nova sociedade salarial. Emprego feminino.

Abstract

Superação do modelo de crescimento fordista e à emergência de um “novo” modelo de crescimento do tipo americano, nas últimas décadas. Abordou-se este novo modelo de acumulação, também chamado de sociedade salarial pós-fordista, e no contexto da mundialização. Observou-se que esta passagem é marcada pela adoção de políticas públicas, tanto de caráter neoliberal quanto social-liberal, as quais, dentre outras consequências, flexibilizam o trabalho e o emprego. Ressalta-se que esta passagem assume características diferenciadas em termos de raça, sexo, idade, etc.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

##submission.downloads##

Pubblicato

2015-07-24

Come citare

SABOIA, Vivian Aranha. A EMERGÊNCIA DE UMA “NOVA” SOCIEDADE SALARIAL E O LUGAR DO EMPREGO FEMININO NO PÓS-FORDISMO: uma comparação entre a França e o Brasil nos anos 90. Revista de Políticas Públicas, São Luís, v. 7, n. 1, p. 165–181, 2015. Disponível em: https://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/3735. Acesso em: 8 mag. 2026.

Fascicolo

Sezione

Artigos - Dossiê Temático