Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros não cobra custos de processamento e nem de submissão de artigos.

DIRETRIZES PARA AUTORES

A Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros é uma publicação online de periodicidade semestral do curso de Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que tem por objetivo divulgar estudos, pesquisas, reflexões e ensaios no campo dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, envolvendo as diversas ciências humanas, de maneira interdisciplinar, abrangendo uma gama ampla de temas dos estudos sobre o continente africano e sobre temas que envolvem a diáspora, bem como as relações étnico-raciais. Na Kwanissa são aceitos textos sob a forma de artigos, resenhas, ensaios, relatos de experiências de estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, militantes de movimentos sociais e outros interessados nas áreas temáticas da revista.

A revista aceitará trabalhos com no máximo 4 autores (as).

Os arquivos para submissão deverão ser em formato Microsoft Word (.doc ou .docx) ou OpenOffice (.odt), não ultrapassando 2MB de tamanho.

Artigos

A submissão de artigos deve seguir as seguintes normas:

a) os textos devem ser originais, inéditos e redigidos em português, espanhol, francês ou inglês;

b) devem ter extensão de 15 a 30 páginas, margem superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm., em formato A-4 (210x297mm), fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço entrelinhas de 1,5 para o texto e espaçamento entre parágrafos de 0pt antes e depois; fonte tamanho 10 para os resumos e para as citações de mais de três linhas, títulos e legendas das ilustrações e notas de rodapé. Utilizar espaço entrelinhas simples para os resumos, as citações longas e as notas de rodapé.

c) Na primeira folha do artigo, deve constar: título, nome do autor(es), formação e filiação institucional do(s) autor(es) por extenso e de forma completa, bem como o(s) endereço(s), telefone(s) e e-mails;

d) Na segunda folha, deve conter o título na língua original com todas as letras em maiúscula, logo abaixo um espaço em branco, seguido do título traduzido para inglês, abaixo, um espaço em branco e depois o título traduzido para o espanhol (ou português, se essa não for a língua original), ambos em negrito e centralizado. Se houver subtítulo, deve vir em minúscula e sem negrito. Abaixo do título em espanhol, deve-se colocar um espaço em branco e em seguida, o nome “Resumo” (ou sua tradução para a língua original do artigo), e abaixo o resumo na língua original, em fonte 10, Times New Roman, espaço simples. Abaixo do resumo em língua original, um espaço em branco e logo após, de três a cinco palavras-chave separadas por ponto e com primeira letra em maiúscula. Após as palavras-chave, um espaço em branco e abaixo o Abstract, seguindo o mesmo padrão de formatação do resumo em língua original. Abaixo o Resumen.

e) o texto deve ser acompanhado de resumo na língua original e traduzido para duas outras línguas (inglês, espanhol ou português, se essa não for a língua original), com no mínimo 100 e no máximo 250 palavras, em espaço simples, e uma relação de 3 ou 5 palavras-chave que identifiquem o conteúdo do texto;

f) a estrutura do texto deve ser dividida em seções, subseções (se houver) e não numeradas. É essencial conter introdução, desenvolvimento e conclusão ou considerações finais;

g) as citações textuais diretas de até três linhas deverão aparecer no decorrer do texto, na mesma fonte do texto (sem itálicos) e entre aspas duplas;

h) as citações que ocuparem mais de três linhas deverão ser digitadas separadas do texto principal, com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem aspas duplas, nem itálicos e em fonte tamanho 10.  Em ambos os casos, devem ser indicadas as fontes da citações (SOBRENOME do autor, ano, página);

i) as notas de rodapé não deverão ser usadas para referências. Esse recurso pode ser utilizado quando extremamente necessário para notas;

j) as citações e referências seguirão as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as quais são exemplificadas ao final dessas diretrizes;

l) as ilustrações (figuras, tabelas, desenhos, gráficos, fotografias etc.) devem ser enviadas no corpo do texto (formatos JPG), coloridas ou em preto e branco. As dimensões máximas, incluindo legenda e título, são as do formato A-4 e devem seguir as normas da ABNT para citação. 

m) recomenda-se realizar a revisão dos textos e dos resumos com profissionais especializados.

Notas de pesquisa e relatos de experiências

OBS: As notas de pesquisa compreendem relatórios finais de pesquisas, de grupos de estudo, de monografias, dissertações ou teses. Já os relatos de experiências versam sobre práticas pedagógicas, experiências de viagens e de trabalhos de campo.

As notas de pesquisa e relatos de experiências a serem aceitos deverão seguir a seguinte estrutura:

a) os textos devem conter até 10 (dez) laudas, espaço entrelinhas 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, e mesma formatação de página do artigo;

b) o cabeçalho deve conter o título, a autoria, vínculo institucional, endereços eletrônicos e resumo seguindo as mesmas normas dos artigos. O título e o resumo devem ser apresentados na língua original e traduzidos para o inglês e espanhol (ou português, se essa não for a língua original);

c) as citações e referências seguirão as normas da ABNT, as quais são exemplificadas ao final dessas diretrizes;

Resenhas

As resenhas devem deverão seguir a seguinte estrutura:

a) a resenha é a apresentação do conteúdo de uma obra, acompanhada de uma avaliação crítica;

b) o texto da resenha pode conter até 6 (seis) laudas, espaço entrelinhas 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, e mesma formatação de página do artigo;

c) o cabeçalho deve conter, na primeira linha, a indicação “Resenha”. Na segunda linha devem constar as referências completa da obra, de acordo com as normas da ABNT. Na terceira linha, o nome do autor, e, na quarta, as informações referentes à instituição a que pertence, bem como o seu endereço eletrônico;

d) o autor deve encaminhar uma imagem da capa da obra resenhada, em formato JPG, com resolução mínima de 150 dpi;

INSTRUÇÕES GERAIS

a)  os originais serão apreciados pelo Conselho Editorial, que poderá aceitar, recusar ou reapresentar o original ao(s) autor(es) com sugestões de alterações editoriais. Os artigos serão enviados aos pareceristas (Conselho Científico), cujos nomes permanecerão em sigilo, omitindo-se também o(s) nome(s) do(s) autor(es);

b)  a KWANISSA – Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros disponibilizará os artigos, notas de pesquisa, relatos de experiências e resenhas publicados para consulta e reprodução em seu endereço eletrônico, com a devida indicação da obrigatoriedade de citação da fonte. Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância da Equipe Editorial.

De acordo com a norma vigente da ABNT, NBR 10520 – Citações em documentos, as indicações das fontes deverão ter chamadas no texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), em maiúsculas, data e página, quando dentro do parênteses, por exemplo, (SILVA, 1995, p.43) e em inicial maiúsculas quando inseridas na frase, exemplo: Segundo Silva (1995, p.43).

Se um mesmo autor citado tiver mais de uma publicação no mesmo ano, identificar cada uma delas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento. Exemplo: (SILVA, 1995a, p.35).

As Referências (somente aquelas citadas no texto) completas deverão constar ao final do texto, alinhadas totalmente à esquerda, em ordem alfabética, e elaboradas de acordo com a norma vigente da ABNT, NBR 6023 – Referências.

MODELOS DE REFERÊNCIAS

Livro

SOBRENOME, Prenome e outros sobrenomes. Título do livro. Local de publicação: Editora, ano da publicação.

Exemplo:

PAIXÃO, Marcelo. 500 anos de solidão: estudos sobre desigualdades raciais no Brasil. Curitiba: Appris, 2009.

Capítulo de livro

SOBRENOME, Prenome e outros sobrenomes (do autor do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Prenome e outros sobrenomes (Ed., Org., Comp.). Título do livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. capítulo ou página inicial-página final do capítulo.

Exemplo:

OLIVEIRA, Z.L.C. A provisão da família: redefinição ou manutenção dos papéis? In: ARAÚJO, C.; SCALON, C. (Org.). Gênero, família e trabalho no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2005. p. 123-147.

Artigo

SOBRENOME, Prenome e outros sobrenomes. Título do artigo. Nome da Revista, Local de publicação, v. ?, n. ?, p. página inicial-página final, ano da publicação.

Exemplo:

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Movimento negro e educação. Revista Brasileira de Educação, nº 15, set/out/nov/dez, p. 134- 158, 2000.

Tese/Dissertação

SOBRENOME, Prenome e outros sobrenomes. Título da tese/dissertação. Data de publicação. n. de f. Tese/Dissertação (Doutorado/Mestrado em ...) - Instituto, Universidade, local da defesa, data de defesa.

Exemplo:

RODRIGUES, Zulimar Márita Ribeiro. Geografia da saúde e o espaço urbano de São Luís-MA: interfaces da relação saúde e ambiente no período de 1854-1954. 2004. 237 f. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) – Universidade Federal Maranhão, São Luís, 2004.

Evento

SOBRENOME, Prenome e outros sobrenomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 5., Cidade, data. Título Anais... Local de publicação: Editora, data. página inicial-final do trabalho.

Exemplo:

SANTOS, Alexandre Eduardo. Do surgimento da cidade ao processo deconurbação: elementos teóricos para análise. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOGRÁFOS, 7., 2014, Vitória. Anais eletrônicos... Vitória: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2014. Disponível em:  <http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1404388439_ARQUIVO_Dosurgimentodacidade.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2015.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Time New Roman, tamanho 12. As figuras e tabelas estão inseridas no texto e não no final do documento na forma de anexos.

    O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, não ultrapassando 2MB de tamanho.

  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  4. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Direitos autorais Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.