PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NOS CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA (UFMA)

Autores

  • Angela Roberta Lucas Leite Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Ana Joaquina de Oliveira Cruz Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Dorimary Cunha Sodré Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palavras-chave:

Produção do conhecimento, Ensino Superior, Cursos de Turismo e Hotelaria

Resumo

Análise do ensino, pesquisa e extensão como atividades que devem estar ligadas de forma intrínseca aos currículos do ensino superior. Busca verificar os conhecimentos que são produzidos a partir dos projetos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos nos cursos de Hotelaria e Turismo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A pesquisa desenvolve a abordagem qualitativa associada à pesquisa exploratória, cuja coleta de dados se deu através dos relatos das atividades descritas pelo coordenador do grupo. Percebe que a universidade contribui de forma decisiva para o avanço educacional, tecnológico e profissional de todos os envolvidos, o que corrobora as teorias acerca da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, visto que é possível visualizar uma interdependência entre estas.

Palavras-chave: Produção do conhecimento. Ensino Superior. Cursos de Turismo e Hotelaria.

RESEARCH, TEACHING AND EXTENSION IN TOURISM AND HOSPITALITY (UFMA) COURSES

Abstract

Assuming that teaching, research and extension are activities that must be intrinsically linked to higher education curricula, it seek to verify the knowledge that is produced from the research, teaching and extension projects developed in the courses. Hospitality and Tourism, Federal University of Maranhão (UFMA). The research consists of the quality approach associated with exploratory-descriptive research, whose data collection was through the reports of the activities described by the group coordinator. It is noticed that the university contributes decisively to the educational, technological and professional advancement of all involved, which corroborates the theories about the indissociability of teaching, research and extension, since it is possible to visualize an interdependence between them.

Keywords: Knowledge production. Higher education. Tourism and Hospitality Courses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Roberta Lucas Leite, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Hoteleira. Mestre em Políticas Públicas.  Tutora do Curso de Especialização Educação Pobreza e Desigualdade Social (UFMA).

Ana Joaquina de Oliveira Cruz, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Discente do Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Dorimary Cunha Sodré, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Discente do Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Referências

BASTOS, Maria Raimunda Luzia Garcez. As contribuições do estágio supervisionado para a formação do profissional em hotelaria: a percepção de graduandos do curso de hotelaria da UFMA sobre as vivências no estágio curricular obrigatório II. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Hotelaria) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2018.

BAUMAN, Zygmunt. A Sociedade sitiada. Lisboa: Instituto Piaget, 2010.

BOTOMÉ, Silvio Paulo. Pesquisa alienada e ensino alienante: o equívoco da extensão universitária. Petrópolis: Vozes, 1996.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 22 mar. 2019.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 1 dez. 2018.

CNPQ. Grupo de Pesquisa. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/glossario?p_p_id=54_INSTANCE_QoMcDQ9EVoSc&_54_INSTANCE_QoMcDQ9EVoSc_struts_action=%2Fwiki_display%2Fview&_54_INSTANCE_QoMcDQ9EVoSc_nodeName=Main&_54_INSTANCE_QoMcDQ9EVoSc_title=Grupo+de+pesquisa. Acesso em: 15 dez. 2018.

DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1985.

DIAS, Ana Maria Iori. Discutindo caminhos para a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física, Cristalina, v. 1, n. 1, p. 37-52, ago. 2009. Disponível em: http://www.facec.edu.br/seer/index.php/docenciaepesquisaeducacaofisica/article/viewFile/82/139. Acesso em: 27 fev. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LEITE, Ângela Roberta Lucas; BORGES, Loise Cristina; SANTOS, Lucas Gabriel da Silva. A produção do conhecimento de grupos de pesquisa do Curso de Hotelaria – UFMA no âmbito da extensão universitária. Revista Bibliomar, São Luís, v. 17, n. 2, jul./dez. 2018. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/10272. Acesso em: 23 mar. 2019.

MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro; ANDRADE, Fernando Cézar Bezerra de. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 41, p. 270-393, maio/ago. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1413-24782009000200006&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 22 mar. 2019.

PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas: Papirus, 1996.

RAYS, Oswaldo Alonso. Ensino-pesquisa-extensão: notas para pensar a indissociabilidade. Revista Educação Especial, Santa Maria, n. 21, p. 71- 85, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5034. Acesso em: 22 mar. 2019.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI. São Paulo: Cortez, 2004.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 1996.

UFMA. Grupos e núcleos de pesquisa. São Luís: UFMA, 2018. Disponível em: http://portais.ufma.br/PortalProReitoria/pppgi/. Acesso em: 14 dez. 2018.

UFMA. Pibic: iniciação científica. Disponível em: https://portais.ufma.br/PortalProReitoria/ageufma/paginas/pagina_estatica.jsf?id=98. Acesso em: 22 mar. 2019.

UFMA. Projeto político pedagógico do curso de Turismo. São Luís: UFMA, 2008. Disponível em: http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/Q6KH7pODnR4mf0E.pdf. Acesso em: 22 mar. 2019.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

LEITE, Angela Roberta Lucas; CRUZ, Ana Joaquina de Oliveira; SODRÉ, Dorimary Cunha.
PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NOS CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA (UFMA)
. Revista Bibliomar, v. 19, n. 1, p. 191–208, 30 Jun 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)