Descomplicando o planejamento estratégico: a implantação simplificada das ferramentas gerenciais em uma microempresa de serviços em São Luís-MA

André Henrique Nogueira Penha, Marcos Moura Silva

Resumo


A competitividade torna-se cada vez mais intensa entre empresas, principalmente em tempos de recessão de mercado. Para garantir vantagem competitiva e sobrevivência, as organizações precisam se reinventar, alinhando planejamento e ferramentas de gestão para aumentar sua eficiência e um nicho com maior dificuldade para cumprir este requisito é o das microempresas. Para melhorar os resultados, aplica-se as ferramentas do planejamento estratégico Análise Swot, Diagrama de Causa e Efeito e a Ferramenta 5W2H, que juntas detectam problemas nas atividades empresariais, analisam as razões de existência dos mesmos e auxiliam na elaboração de planos de ação para combatê-los. Este artigo tem o objetivo de demonstrar como o planejamento estratégico pode ser aplicado nas microempresas de forma clara e objetiva, utilizando estas ferramentas. Valendo-se do estudo de caso em questão, onde uma microempresa do ramo de fabricação e montagem de estruturas metálicas necessitava de consultoria organizacional, foi demonstrada como estudos e técnicas criadas por renomados autores e gestores da administração, pode trazer grandes resultados positivos. Através de entrevistas despadronizadas, visando uma análise autêntica, traçou-se o perfil da organização e identificou-se as principais falhas que, sob a ótica de um administrador pode parecer explícita e urgente, mas que não acontece da mesma forma para o micro empreendedor que por vezes não percebe a necessidade de mudança, e decreta a falência do negócio.

Palavras-chave: Microempresa. Planejamento estratégico. Análise SWOT. Diagrama de causa e efeito. Ferramenta 5W2H.

Designplaning strategic planning: the simplified implementation of management tools in a service microenterprise in São Luís-MA

Abstract

Competitiveness becomes more and more intense among companies, especially in times of market recession. To ensure competitive advantage and survival, organizations need to reinvent themselves, aligning planning and management tools to increase their efficiency and a niche with greater difficulty to meet this requirement is that of microenterprises. To improve results, the Swot Analysis, Cause and Effect Diagram and Tool 5W2H tools, which together detect problems in business activities, analyze the reasons for their existence, and assist in fight them. This article aims to demonstrate how strategic planning can be applied in micro-enterprises in a clear and objective way, using these tools. Using a case study in which a microenterprise in the field of fabrication and assembly of metal structures needed organizational consulting, it was demonstrated how studies and techniques created by renowned authors and managers of management can bring great positive results. By means of unannounced interviews, aiming at an authentic analysis, the profile of the organization was traced and identified the main flaws that, from the perspective of an administrator, may seem explicit and urgent, but that does not happen in the same way for the micro entrepreneur who sometimes does not realize the need for change, and decrees the bankruptcy of the business.

Keywords: Microenterprise. Strategic Planning. SWOT Analysis. Diagram of cause and effect. 5W2H tool.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN 2674-6972

VISITANTES MUNDIAIS DA REVISTA TURISMO & CIDADES: