Políticas Editoriais

Políticas de Seção

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Espaço destinado as entrevistas com nomes de destaque nas areas de Turismo, Geografia, Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio, devendo ser composta por 4 a 10 questões e o texto deve conter no máximo 15.000 caracteres com espaço.

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Relato de experiência

Limitados entre 8 e 15 páginas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Limitadas a 2(duas) páginas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação pelos pares será realizado às cegas (blindreview), e dar-se-á da seguinte forma:

a)   os artigos e relatos de experiência serão encaminhados para até três avaliadores que contenham conhecimento acerca do tema do artigo. No caso de dois pareceres aceitos, o artigo não é encaminhado para um terceiro avaliador, e, o parecer é preparado e enviado ao(s) autor (es) com a comunicação de aceite. Quando possuírem parecer aceito e outro recusado, a Revista Turismo & Cidades envia o material para um terceiro avaliador. Se a decisão do terceiro avaliador for de recusa, o parecer final é recusado. No entanto, se o terceiro avaliador aceitar o artigo, a equipe editorial da revista deverá analisar os três pareceres e analisar se o artigo se torna aceito com modificações ou recusado. Feita a comunicação aos autores de parecer aceito, os mesmos terão um prazo de até 15 dias para envio do artigo com os apontamentos sugeridos. Ao enviar o artigo com as correções, a equipe editorial realizará uma análise para validação do artigo com os apontamentos do parecer. Após a validação, o artigo é incluído no processo de correções editoriais para publicação (português, inglês, espanhol, referências e diagramação).

b)   o tempo médio de avaliação é de até 3 meses. Cada autor poderá publicar um artigo em determinada edição da revista, sendo vedada a participação contínua no número posterior. A Revista Turismo & Cidades possui um banco de dados de pareceristas doutores e mestres nacionais e internacionais.

 

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Diretrizes para autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO: instruções aos autores

1 INSTRUÇÕES GERAIS

A Revista Turismo & Cidades não cobrará custos de processamento e nem de submissão de artigos.

A Revista Turismo & Cidades da Universidade Federal do Maranhão destinar-se-á à publicação de trabalhos científicos, inéditos, interdisciplinares desde que sejam voltados para área de Turismo e Cidades.

A publicação dos trabalhos dependerá da decisão do Conselho Editorial, após o parecer de pelo menos dois revisores do quadro de colaboradores da revista, em procedimento sigiloso quanto à identidade do(s) autor(es) e revisor(es).

A Comissão Editorial assegurará o anonimato para o(s) autor(es) no processo de avaliação em pares, como também assegura aos avaliadores o sigilo de sua participação, permitindo liberdade para julgamentos e avaliações.

A revista aceitará artigos de professores e pesquisadores com titulação de Doutorado, Mestrado e Especialização. Alunos de graduação devem estar em co-autoria com professor com titulação mínima de Mestre. O quantitativo de autores por artigo deverá ser de no máximo quatro (04), sendo, no mínimo, um (01) mestre. Os autores são responsáveis pelas informações contidas nos trabalhos, bem como pela devida permissão para uso das ilustrações ou tabelas publicadas de outras fontes.

A Autorização e Declaração para publicação de artigo (conforme modelo disponível), assinado(s) pelo(s) autor (es), deverão ser inseridas no sistema como documento suplementar, em pdf, no ato da submissão.

Também deverá ser inserido como documento suplementar, em Word, os seguintes dados de identificação do (s) autor(es): título do artigo, nome completo do(s) autor(es), titulação mais relevante, instituição de vínculo (informando a cidade, o estado e o país da instituição) e e-mail atualizado. Autores estrangeiros devem indicar o país de origem.

Os autores serão informados sobre a aceitação ou não da submissão, bem como em relação à aprovação ou não para publicação, pelo(s) e-mail(s) cadastrado(s) no sistema.

Para efeito de apresentação, padronização e comunicação, o(s)trabalho (s)enviado(s) deverá (ao) seguir rigorosamente às regras das normas especificadas a seguir, sob o risco de não serem aceitos.

A única ferramenta disponível para o envio de artigos e outros manuscritos é pela plataforma do Portal de Periódicos, para isso basta acessar o site da Revista: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/turismoecidades/index e clicar em cadastrar (para novo autor na plataforma) ou acesso (caso tenha cadastro em alguma das revistas do Portal).

O Conselho Editorial Científico reservar-se-á o direito de fazer pequenas modificações no texto dos autores para agilizaro processo de publicação. Modificações de estrutura e conteúdo mais substanciais serão acordadas com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou modificações ao texto, após sua avaliação e aceitação final. Casos específicos serão resolvidos pela Comissão Editorial.

2 NORMAS E CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO

O material deve ser enviado online conforme as instruções de envio, seguindo os passos para Submissões.

 A identificação de autoria não deve constar em nenhuma parte do corpo do trabalho, garantindo desta forma o critério de sigilo da Revista para avaliação por pares.

O(s) autor(es) deverá(ão) submeter o(s)seu(s)trabalho(s) de acordo com as exigências de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) referente a informação e documentação, adotando sempre as edições mais recentes, a saber:

a)    NBR 6022 – Artigo em publicação  periódica científica impressa; 

b)    NBR 10520 – Citações em documentos;

c)    NBR 6023 – Referências;

d)    NBR 6028 – Resumo;

e)    NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de um documento;

f)    NBR 14724 – Trabalhos acadêmicos;

g)    IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.

Os trabalhos submetidos que não estiverem de acordo com as normas supracitadas serão recusados pelo Conselho Editorial.

2.1 Estrutura

2.1.1 Artigos

Resultantes de pesquisas teóricas (bibliográfica ou documental) e de pesquisas de natureza empírica. Devem debater ou fazer indicações para o aprofundamento e reflexão de questões relacionadas ao Turismo e às cidades. Devem conter no mínimo 10 e no máximo 20 páginas, incluindo as referências.

2.1.2 Relatos de Experiência

Representam dados descritivos decorrentes de projetos, programas ou ações de extensão universitária, explicitando tais atividades e relatando os resultados da intervenção. Deverão conter dados descritivos, análise de implicações conceituais, descrição de procedimentos e/ou estratégias de intervenção, apoiados em evidências metodologicamente apropriadas para essa avaliação. Limitados entre 8 e 15 páginas.

2.1.3 Resenhas

Revisão crítica de obra recém publicada relacionada ao escopo da Revista Turismo & Cidades, orientando o leitor quanto as suas características e usos potenciais. Limitadas a 2(duas) páginas.

2.1.4 Entrevista

Deve ser iniciada com uma apresentação dos seus objetivos.A entrevista submetida à Revista Turismo & Cidades poderá possuir como entrevistados:

− Pesquisadores das áreas de ciências humanas, ciências      sociais aplicadas;

− Autores de artigos publicados em periódicos; e

− Editores de periódico científicos;

As entrevistas deverão ser encaminhadas somente em formato textual. Para a preparação de entrevistas em formato textual, é necessário considerar os seguintes aspectos:

− Tamanho: deve ser composta por 4 a 10 questões e o texto deve conter no máximo 15.000 caracteres com espaço;

− Idioma: poderão ser encaminhadas nos idiomas português, inglês ou espanhol;

− Imagem: deverão, obrigatoriamente, ser acompanhadas pela foto do entrevistado que deve ser enviada em arquivo anexo ( .jpg ou .gif), com boa resolução (acima de 100 KB) e com autorização prévia do entrevistado. Caso seja de interesse deste, pode ser incluída também uma imagem que complemente o conteúdo da entrevista;

− Dados sobre o entrevistado: breve texto com dados sobre o entrevistado, contendo informação sobre o currículo, incluindo instituição a qual está afiliado, produção científica resumida, formação acadêmica, outros;

−  Lead: as entrevistas deverão estar acompanhadas do lead que consiste em um pequeno texto que fornece ao leitor a informação básica sobre o tema. O lead deve conter informação que responda às seguintes questões: “O quê” e/ou “Quem?”, “Quando?”, “Onde?”, “Como?”, e “Por quê?”.

2.2 Forma de apresentação dos trabalhos

Todo o material deve ser estruturado da seguinte forma:

a) Os textos devem ser gerados em formato .doc, com a seguinte formatação: papel formato A4, margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2,0 cm, recuo de parágrafo (primeira linha) de 2,0 cm; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaço entrelinhas de 1,5 e sem paginação;

b) Título e subtítulo: O título e subtítulo (quando houver) devem figurar na parte superior, centralizado, tamanho da fonte 14, caixa alta, separados por dois-pontos (:). Com extensão máxima de 12 palavras ou 75 caracteres com espaço, devem estar em consonância e de forma clara e precisa com o conteúdo geral do artigo. Devem contar a versão do idioma do texto e em outra língua estrangeira (inglês ou espanhol).

c) Títulos de Seção: Redigidos em corpo 12, negrito, alinhado à esquerda, primeira letra em maiúsculo. Quando for conveniente usar seções numeradas, usar algarismos arábicos alinhados na margem esquerda, precedendo o título, dele separado por um espaço - conforme NBR 6024.

d) É obrigatório citar a(s) fonte(s) de financiamento quando houver. Na mesma seção, apresentar um mini currículo de, no máximo, 5 (cinco) linhas, com o(s) título(s) acadêmico(s), cargo(s) e  endereço(s) eletrônico(s). Ex. Profissão. Maior titulação e instituição formadora. Cargo que ocupa e instituição.

e) Resumo: Em conformidade com a NBR 6028, trás a identificação do objeto, dos objetivos, metodologia e a principal conclusão. Deve ter até 900 caracteres (com espaço), O resumo deve ter versão na língua do texto e em língua estrangeira (inglês e espanhol). Apresenta-se tamanho de fonte 10 e espaçamento simples.

f) Palavras-chave: Após o resumo indicar de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave, separadas entre si por ponto, com versão na língua do texto e em língua estrangeira (inglês e espanhol). Apresenta-se tamanho de fonte 10 e espaçamento simples.

g) Quanto a citações, exige-se utilizar o sistema autor-data, conforme NBR 10520, com as seguintes orientações:

– Quando o sobrenome do autor estiver incluído na sentença, deverá ser escrito somente com a primeira letra maiúscula, seguido do ano da publicação e página da citação, neste caso, quando for citação direta, da respectiva fonte utilizada. Nas citações indiretas a indicação do número de página é opcional;

– Quando o sobrenome do autor não estiver incluído na sentença, o (s) autor (es) e o ano deve ser colocado entre parênteses.

– As citações que contenham até três (3) linhas não serão destacadas com o recuo, devendo permanecer com a mesma fonte do texto e entre aspas duplas, indicando a fonte e a página consultada quando for citação direta;

– As citações de mais de três (3) linhas deverão vir destacadas com recuo de 4,0 cm de margem esquerda, utilizando a mesma fonte do texto, porém em tamanho dez (10), espaçamento simples (1,0) e sem aspas duplas;

– As citações em língua estrangeira deverão ser traduzidas para a língua do texto indicando os créditos da tradução, após a chamada de citação, como o exemplo: (COSTA, 2010, p. 10, tradução nossa);

– Não usar expressões latinas (Id, Ibid., op. cit. etc.) no texto, exceto apud (citado por) e et al. (e outros). Exemplos: Demo (apud COSTA, 2010, p. 10) ou (DEMO apud COSTA, 2010, p. 10), Costa et al. (2010) ou (COSTA et al., 2010);

h) Ilustrações: quadros, fotografias, figuras, gráficos etc, deverão apresentar suas respectivas legendas, conformeNBR 14724/2011 e em resolução de até 300 mpi (formato jpeg).  A indicação da fonte é semelhante à das citações (autoria e ano), indicando a fonte nas Referências no final do trabalho. As ilustrações, tabelas e fórmulas deverão vir em preto e branco e inseridas no texto;

i) As equações e fórmulas devem ser destacadas no texto, se necessário, numeradas entre parênteses, por exemplo,  x2 + y2 = z2;

j) As Tabelas devem ser padronizadas conforme as normas de apresentação tabular do IBGE;

l) As notas, de caráter explicativo e numeradas sequencialmente, devem figurar com o uso de nota de rodapé (ver NBR 6022, notas explicativas);

m) As referências devem conter somente os autores citados no trabalho, apresentados em ordem alfabética, de acordo com a norma NBR 6023.

n) Uso de siglas: Quando aparecem pela primeira vez no texto devem apresentar primeiro a forma completa e depois a sigla entre parênteses. Exemplo: Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

o) Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídas no texto (Ex.: http://www.ufma.br) devem se encontrar ativos e prontos para clicar.

 

Autorização e declaração para publicação

No ato da submissão, os autores, individualmente ou em conjunto, devem inserir como "documento suplementar", em pdf, preenchidos e assinados, a Autorização e Declaração para publicação, conforme modelo:

- Título do artigo:________________________________

________________________________________________

  •  Declaração de Responsabilidade

- Certifico que participei da concepção do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação deste artigo.

- Certifico que o texto enviado é original, inédito e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado para outro periódico e não o será, enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Turismo & Cidades, quer no formato impresso, quer no eletrônico.

- Certifico que o trabalho submetido à publicação é fruto de pesquisas por mim(nós) realizadas e que não omiti(mos) nenhuma citação de autoria dos textos de outros autores utilizados.

  • Autorização de Transferência de Direitos Autorais

- Autorizo que, em caso de aceitação do artigo, a Revista Turismo & Cidades,passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da revista, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada. E essa, se obtida, deverá constar o competente agradecimento à Revista na referida publicação.

Nome(s) por extenso do(s) autor(es) (na mesma ordem em que aparecem no artigo) e assinatura(s).

Observação: Não será necessário enviar qualquer documento relativo à submissão para o e-mail da revista. Todos os arquivos deverão ser inseridos na plataforma da Revista Turismo e Cidades.

 

Verificação de plágio - COPYSPIDER

Além da Autorização e Declaração para publicação de artigo, a Revista Turismo & Cidades utiliza da ferramenta CopySpider para auxiliar na política antiplágio da revista. Busca-se verificar a autenticidade do artigo, ou seja, se é original e inédito e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, não tenha sido publicado em outro periódico em formato impresso ou eletrônico.