AGENDA GOVERNAMENTAL E POLÍTICAS CULTURAIS: ascensão e mudanças na policy image do Plano Nacional de Cultura

Autores

  • Samira Chedid Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA
  • Ana Cláudia Niedhardt Capella Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v22n1p21-41

Resumo

O Plano Nacional de Cultura foi formulado para dar maior estabilidade e continuidade às políticas culturais brasileiras. Nesse sentido, o principal objetivo deste trabalho consistiu em identifi car e analisar como o Plano ascendeu à agenda governamental e como ele foi entendido e discutido na agenda do Poder Legislativo e do Poder Executivo ao longo de doze anos (2003-2014). Para tanto utilizamos o conceito de imagem da política (policy image), oriundo do modelo de Equilíbrio Pontuado em que se sustenta a existência tanto de momentos estáveis e incrementais na agenda governamental, como de mudanças repentinas e profundas. Os resultados mostraram que a imagem do PNC chegou ao ápice em determinados períodos permeados por intervalos estáveis, fato quenos permite afi rmar a existência de mudanças na percepção das políticas culturais ao longo do tempo.
Palavras-chave: Agenda governamental, teoria do equilíbrio pontuado, políticas públicas culturais, plano nacional de cultura, policy images.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

CHEDID, Samira; CAPELLA, Ana Cláudia Niedhardt.
AGENDA GOVERNAMENTAL E POLÍTICAS CULTURAIS: ascensão e mudanças na policy image do Plano Nacional de Cultura
. Revista de Políticas Públicas, v. 22, n. 1, p. 21–41, 28 Jun 2018Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.