DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Ivonete da Silva Lopes

Resumo


Este artigo discute a democratização da comunicação na sociedade brasileira, partindo da premissa que o
processo é conflituoso e envolve atores com interesses antagônicos, especialmente por se tratar de um setor caracterizado pelo oligopólio. Neste trabalho, a discussão é sobre a realidade da televisão aberta brasileira, tomando como análise a implantação da rede pública de televisão pelo governo federal, em 2007. Essa medida pode apontar para o início do processo de democratização, contudo a cultura política do setor indica uma hibridez por mesclar ações que podem ser
consideradas importantes para democratizar o setor, sem, no entanto, alterar os mecanismos que mantêm a concentração
midiática.
Palavras-chave: Televisão, TV pública, democratização, cultura política.


DEMOCRATIZATION OF COMMUNICATION IN THE BRAZILIAN SOCIETY
Abstract: This article discusses the democratization of communication in the Brazilian society, from the premise that the process is contentious and involves actors with opposing interests, specially because it is a sector characterized by an
oligopoly. In this paper, the discussion is about the reality of network television in Brazil, analyzing the deployment of public
television by the federal government in 2007. This measure may point to the beginning of the democratization process,
but the political culture of the sector indicates a hybridism of actions that can be considered important to democratize
communication, without, however, changing the mechanism that keeps the media concentration.
Keywords: Television, public TV, democratization, political culture.


Palavras-chave


Televisão; TV pública; Democratização; Cultura política

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R. Pol. públ.

ISSN 2178-2865 (online)