CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DE ASSISTENTES SOCIAIS NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • Iana Vasconcelos
  • Sâmya Rodrigues Ramos
  • Aione Maria Costa Sousa
  • Kleylenda Linhares Silva
  • Aline Câmara Macedo Gracindo

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v21n2p719-738

Resumo

O contexto brasileiro contemporâneo, marcado pela reestruturação do capital, impulsiona alterações nas políticas públicas e nas demandas postas às/aos assistentes sociais, bem como nas condições de trabalho, o que repercute na saúde destas/es. Assim, o artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a situação das/os egressas/os do curso de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte no mercado de trabalho. Enfatiza as análises acerca das condições de trabalho e saúde desses profissionais. Os resultados reforçam que a/o assistente social convive com determinações impostas pela limitação dos recursos institucionais necessários à efetivação dos processos de trabalho coletivos. Além disso, conclui que o mercado de trabalho para esta categoria é marcado por ampla utilização de formas instáveis de contratação, baixos salários e adversidades em termos de condições de trabalho e saúde.
Palavras-chave: Serviço Social, condições de trabalho, saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-01-16

Como Citar

VASCONCELOS, Iana; RAMOS, Sâmya Rodrigues; SOUSA, Aione Maria Costa; SILVA, Kleylenda Linhares; GRACINDO, Aline Câmara Macedo.
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DE ASSISTENTES SOCIAIS NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
. Revista de Políticas Públicas, v. 21, n. 2, p. 719–738, 16 Jan 2018Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 20 abr 2024.