REVISITANDO A TEORIA E COMPREENDENDO A PRÁTICA: análise de casos de pagamento por serviços ambientais

Autores

  • Marcelo Silva Simões Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD)/ Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC)
  • Daniel Caixeta Andrade Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.18764/903-926

Resumo

Refl exão sobre o debate acerca da teoria e prática das políticas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Parcela signifi cativa da literatura aponta que a teoria convencional (abordagem coaseana) não é aderente às experiências concretas de PSA. Partindo desta constatação, o presente trabalho pretende responder duas questões: por que esta incompatibilidade entre teoria e prática acontece?; de que maneira a fundamentação teórica sobre PSA poderia ser ampliada de modo a permitir seu uso na compreensão da dinâmica concreta? As respostas oferecidas são baseadas na análise detalhada das descrições disponíveis sobre três casos internacionais e cinco casos nacionais. Os resultados obtidos corroboram o argumento inicial e subsidiam a proposição de uma abordagem teórica mais ampla centrada nas perspectivas institucional e econômico-ecológica.


Palavras-chave: PSA, abordagem coaseana, economia institucional, economia
ecológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-02-15

Como Citar

Simões, M. S., & Andrade, D. C. (2017). REVISITANDO A TEORIA E COMPREENDENDO A PRÁTICA: análise de casos de pagamento por serviços ambientais. Revista De Políticas Públicas, 20(2), 903–926. https://doi.org/10.18764/903-926