RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: o olhar dos preceptores sobre o processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Luciana da Conceição e Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
  • Marcio Eduardo Brotto Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v20n2p885-901

Resumo

O estudo é sobre o processo ensino-aprendizagem na Residência Multiprofi ssional em Saúde (RMS) a partir da análise dos relatos de preceptores das áreas de Psicologia, Serviço Social e Enfermagem. Os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde fazem parte das estratégias da Política de Formação de Recursos Humanos da Saúde no Brasil e afi rmam ter como objetivo contribuir com a revisão do modelo assistencial através da formação de um novo perfi l profi ssional na saúde. Tem como objetivo aproximar-se dos relatos e percepções dos preceptores sobre o processo de formação na RMS. Tal pesquisa
envolveu as seguintes estratégias metodológicas: revisão bibliográfica;
análise documental; observação de campo e entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados utiliza análise de Conteúdo Temática. Nos resultados, observa fragilidades em relação à participação dos preceptores na construção e revisão do Projeto Político Pedagógico bem como aos processos de planejamento do ensino e avaliação do curso, em especial a perspectiva multiprofi ssional.


Palavras-chaves: Saúde, residência, educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-02-15

Como Citar

SILVA, Luciana da Conceição e; BROTTO, Marcio Eduardo.
RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: o olhar dos preceptores sobre o processo de ensino-aprendizagem
. Revista de Políticas Públicas, v. 20, n. 2, p. 885–901, 15 Fev 2017Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 16 abr 2024.