PESCADORES ARTESANAIS E A EXPANSÃO PORTUÁRIA NA PRAIA DO BOQUEIRÃO, ILHA DE SÃO LUÍS-MA

Autores

  • Itatiane Ribeiro Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • Antonio Carlos Leal de Castro Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v20n2p863-884

Resumo

Descrição de focos de confl ito socioambientais decorrentes da polarização entre a atividade portuária e a pesca artesanal na praia do Boqueirão. O estudo ocorreu no período de janeiro a abril/2014, utilizando como métodos a observação participante e entrevistas com aplicação de questionários. Verificou intensos confl itos socioambientais na região tanto entre a Vale e os pescadores,quanto entre pescadores nascidos no Boqueirão e pescadores oportunistas. Dos problemas ambientais percebidos, destacam-se o lixo, a construção do Píer IV e o resíduo de minério de ferro lançado no mar. A evolução do uso e ocupação
do solo demonstrou que a área estudada vem apresentando modifi cações de  caráter antrópico que tem provocado a degradação ambiental do ecossistema, tais como aumento do banco de areia e deposição de minério, que pode afetar diretamente a comunidade pesqueira local.

Palavras-chave: Pescador artesanal, expansão portuária e confl itos socioambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-02-15

Como Citar

RIBEIRO, Itatiane; CASTRO, Antonio Carlos Leal de.
PESCADORES ARTESANAIS E A EXPANSÃO PORTUÁRIA NA PRAIA DO BOQUEIRÃO, ILHA DE SÃO LUÍS-MA
. Revista de Políticas Públicas, v. 20, n. 2, p. 863–884, 15 Fev 2017Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.