PARA ONDE CAMINHA A FORMAÇÃO DOCENTE?

Autores

  • Ilma Vieira do Nascimento Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Maria Alice Melo Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Maria Núbia Barbosa Bonfim Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v20n2p841-862

Resumo

Com base em pesquisas desenvolvidas no PPGE/UFMA, o artigo discute a formação de professores da educação básica com foco no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, realizado pela UFMA sob a denominação de PROFEBPAR. Apresenta o contexto de seu surgimento quando ganha dimensão nacional o interesse pela formação de professores enquanto expressão de uma política que se desenvolve à luz de orientações de cunho neoliberal a requerer reestruturação do Estado e, particularmente, da educação. Evidencia que a institucionalização dessa política, em 2009, objetiva conferir organicidade às ações institucionais, a partir daí sob a regulação da Capes. Nesse contexto, questiona o caráter emergencial desse Programa deformação de professores, em face da própria sistemática de sua realização e aos, ainda, inúmeros problemas a marcar a educação no Estado do Maranhão.


Palavras-chave: Formação de professores, cursos emergenciais, Parfor.

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Publicado

2017-02-15

Como Citar

Nascimento, I. V. do, Melo, M. A., & Bonfim, M. N. B. (2017). PARA ONDE CAMINHA A FORMAÇÃO DOCENTE?. Revista De Políticas Públicas, 20(2), 841–862. https://doi.org/10.18764/2178-2865.v20n2p841-862