ANÁLISE DO GASTO PÚBLICO AMBIENTAL NAS DEZ MAIORES ECONOMIAS REGIONAIS DO PARANÁ

Autores

  • Marcio Henrique Coelho Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
  • Marcio Marconato Universidade Estadual de Maringá
  • Igor Geteschi Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Maritzel Ríos Fuentes Coelho Universidade Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v21n1p89-111

Palavras-chave:

Meio ambiente, finanças municipais, gestão ambiental, saneamento, agricultura.

Resumo

O objetivo deste artigo foi estabelecer um panorama do gasto público ambiental per capita nas dez maiores economias regionais do Paraná, ponderando três períodos: de 2002 a 2005, de 2006 a 2009 e de 2010 a 2013. O conceito de gasto público ambiental utilizado, considerou as variáveis da despesa agregada, nas categorias de gestão ambiental e saneamento, com a agregação de todas as subcategorias, e na categoria agricultura, com a seleção de subcategorias com finalidade ambiental. As fontes de dados foram a Secretaria do Tesouro Nacional, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social e os balanços gerais do Paraná e das prefeituras. A metodologia teve como base a estatística descritiva. Os resultados do gasto público ambiental per capital indicaram em média o valor de R$ 66,33 ao ano, correspondentes a um desembolso total de R$ 8,3 bilhões no período Os municípios com os maiores valores absolutos foram: Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina e Cascavel; e em termos per capita: Araucária, São José dos Pinhais, Cascavel e Curitiba

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Henrique Coelho, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Graduado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Economia pela Universidade Federal do Paraná e doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Linha de pequisa: Economia de Produtos Florestais e Economia do Setor Público.

Marcio Marconato, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Economia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, mestre em Economia pela Universidade Estadual de Londrina e doutorando em Economia pela Universidade Estadual de Maringá.

Igor Geteschi, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Maritzel Ríos Fuentes Coelho, Universidade Federal do Paraná.

Graduada em Economia pela Universidade Nacional de Brasília, mestre em Economia pela Universidade Federal do Paraná e doutora em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

COELHO, Marcio Henrique; MARCONATO, Marcio; GETESCHI, Igor; COELHO, Maritzel Ríos Fuentes.
ANÁLISE DO GASTO PÚBLICO AMBIENTAL NAS DEZ MAIORES ECONOMIAS REGIONAIS DO PARANÁ
. Revista de Políticas Públicas, v. 21, n. 1, p. 89–112, 26 Jul 2017Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.