PEÕES DO TRANSPORTE E DO TRECHO: mobilidade do trabalho em Barcarena

Autores

  • Marcel Hazeu Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Nádia Socorro Fialho Nascimento
  • Mylena dos Santos Santana
  • Ana Caroline dos Santos Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v20nEp367-376

Resumo

Este texto aborda a mobilidade do trabalho sob a lógica da superexploração do trabalho no contexto do (neo)desenvolvimentismo. Visa analisar a des-re-territorialização de trabalhadores provocada por processos pertinentes ao avanço capitalista na Amazônia. Tem por base um estudo sobre transformações sociais e mobilidade do trabalho e pesquisa empírica efetivada no município paraense de Barcarena, onde a implantação de fábricas e portos transformou a vida da comunidade local. Constata que grande contingente de trabalhadores foi inserido no mercado capitalista de trabalho e transformado em peões do transporte e do trecho para garantir a superexploração. Considera que as localidades envolvidas se tornaram territórios de exploração e passagem, sem a presença de qualquer processo local que poderia ser denominado de desenvolvimento regional.

Palavras-chave: Trabalho, migração, Amazônia, Barcarena.

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Publicado

2017-01-09

Como Citar

Hazeu, M., Nascimento, N. S. F., Santana, M. dos S., & Ferreira, A. C. dos S. (2017). PEÕES DO TRANSPORTE E DO TRECHO: mobilidade do trabalho em Barcarena. Revista De Políticas Públicas, 20, 367–376. https://doi.org/10.18764/2178-2865.v20nEp367-376