EDUCAÇÃO SOCIAL NO CAMPO DA POLÍTICA PÚBLICA: profissionalização e condições de trabalho

Roberta de Castro Cunha, Rosemary de Oliveira Almeida

Resumo


Este artigo analisa a profissionalização e as condições de trabalho do jovem educador social no âmbito da Coordenadoria-Funci, instituição governamental responsável pela proposição e implementação de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes da cidade de Fortaleza. Ofoco é a Educação Social realizada por jovens educadoresque, em suas trajetórias de vida, pertenceram, na condição de educandos, a instituições de assistência do poder público ou da sociedade civil organizada. A ideia foi buscar compreender as práticas e sentidos que os jovens educadores sociais constroem sobre seu trabalho. A pesquisa apontou que a Coordenadoria-Funci transfere a responsabilidade do sucesso de suas ações para os educadores sociais, assim como que as concepções do trabalho social, que partem dos próprios jovens educadores, corroboram com a não valorização profissional.Palavras-chave: Educador social, trabalho, políticas públicas.

SOCIAL EDUCATION IN THE FIELD OF PUBLIC POLICY: professional and working conditionsAbstract: This article examines the professional and working conditions of young social educator in the Coordenadoria-Funci, government institution responsible for proposing and implementing public policy on children and adolescents in Fortaleza. The focus is on social education by young educators, who, in their life trajectories and, as students, belonged to assistance institutions of public authority or civil society organizations. The idea was to try to understand the practices and meanings that young social educators build on their work. The survey showed that the Coordenadoria –Funci transfers the responsibility of the success of its actions for social educators, as well as the Social work conceptions, that come from thevery young educators, do not corroborate the professional development.


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R. Pol. públ.

ISSN 2178-2865 (online)