RANCIÈRE, Jacques. O ódio à Democracia. São Paulo: Boitempo Editorial, 2014. 125 p.

Autores

  • Salviana de Maria Pastor Santos Sousa Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v19n2p529-530

Resumo

Nascido em Argel em 1940, formado nos anos 1960, em Paris, e aposentado como professor emérito da Universidade de Paris VIII, Jacques Rancière é dos mais importantes filósofos da atualidade. Publicou variados trabalhos, entre os quais: O Desentendimento - Política e Filosofia, A partilha do Sensível, A Noite dos Proletários, Políticas da Escrita, O destino das Imagens, A Fábula Cinematográfica. O livro que referencia a presente resenha denomina-se O Ódio à Democracia. Foi publicado em 2005, na França e lançado no Brasil, em 2014, pela Boitempo Editorial. Como é do seu feitio, Rancière traz ao debate público, de forma densa e tensionada, nesse trabalho, o tema da democracia, fazendo um circuito letrado pela história da filosofia política. Nesse circuito ilustrado, apresentam-se vivamente autores de diferentes épocas que trazem respeitáveis contribuições para a reflexão sobre a democracia, entre os quais se destacam: Platão, Aristóteles, Rousseau, Maquiavel, Karl Marx, Friedrich Engels, Hannah Arendt, Benjamin
Constant, Michel Crozier, Samuel Huntington, Pierre Rosanvallon, John Adams, Jean-Claude Milner, François Furet, Claude Lefort, Alfred Fouillée, Jules Ferry. Nas 125 páginas do texto, Rancière recupera, com maestria, a indisposição que a democracia provoca naqueles que, independentemente do tempo e do lugar de nascimento, consideram-
se titulares do poder de outorgar vida e morte ao restante dos mortais. Congrega esse debate nos quatro capítulos centrais do livro, assim, nomeados: Da democracia vitoriosa à democracia criminosa; A política ou o pastor perdido; Democracia, república, representação e As razões do ódio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Salviana de Maria Pastor Santos Sousa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Assistente Social, Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora Titular do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da UFMA.

Downloads

Publicado

2016-06-16

Como Citar

SOUSA, Salviana de Maria Pastor Santos.
RANCIÈRE, Jacques. O ódio à Democracia. São Paulo: Boitempo Editorial, 2014. 125 p.
Revista de Políticas Públicas, v. 19, n. 2, p. 529–530, 16 Jun 2016Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.