A EXPANSÃO DOS CURSOS DE SERVIÇO SOCIAL EM TEMPOS DE CONTRAREFORMA DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: impactos na formação profissional em Serviço Social

Larissa Dahmer Pereira

Resumo


Este artigo analisa a expansão dos cursos de Serviço Social em tempos de contrarreforma do ensino superior brasileiro, através de uma caracterização da expansão dos cursos de Serviço Social nos pós-1990, nas modalidades presencial e à distânca. Em seguida, analisa os possiveis impacos da contrareforma da educação superior na formação profissional em Serviço Social, Serviço Social, problematizando a repercussão do processo em curso para a qualidade da formação e do perfil de profissinal, propugnado pela Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS).
Palavras-chave: Contrarreforma do Estado, política educacional, ensino superior, formação profissional em serviço social.

THE EXPANSION OF SOCIAL WORK COURSES IN THE BRAZILIAN UNIVERSITY EDUCATION IN THE COUNTE REFORM TIME impacts within the professional formation in social work
Abstract: This paper aims to analyze the expansion of courses in Social Work in times of the counter-reform of the Brazilian university education, through a description of the expansion of the courses in Social Work in the post-1990, in the presence and distance modalities. Then it examines the possible impacts of the counter-reform of university education in training in Social Work, problematizing the impact of the ongoing process to quality training and professional profile advocated by the Guidelines Curriculum of the Brazilian Association of Education and Research in Social Work (AERSS).
Keywords: Counter-State reform, education policy, education, training in social work.


Palavras-chave


Contrarreforma do Estado; Política educacional; Ensino superior; Formação profissional em serviço social

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R. Pol. públ.

ISSN 2178-2865 (on-line)

ISSN 0104-8740  (impresso)