ACREDITAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA EUROPA E BRASIL: mecanismos de garantia da qualidade

Autores

  • Cleber Augusto Pereira Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Joaquim Filipe Ferraz Esteves de Araújo Universidade do Minho (UMinho)
  • Maria de Lourdes Machado Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)/Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v19n1p61-75

Palavras-chave:

Agências de acreditação, ensino superior, Acreditação e avaliação, SINAES, A3ES.

Resumo

Estudo das políticas de qualidade no ensino superior brasileiro e europeu com o objetivo de discutir e comparar os sistemas de acreditação e de avaliação na Alemanha, Reino Unido e Brasil. Assim, contextualiza e mapeia os cenários dos países e discute os mecanismos de garantia da qualidade nos processos de avaliação e acreditação do ensino superior. Trata-se de uma pesquisa descritiva em que buscou-se o what is, previsto por Knupfer e McLellan (1996, p.1197) retratando “[...] o que existe hoje e agora em relação a um problema ou fenômeno.” (MERTENS, 1998, p.174). Os resultados demonstraram algumas similaridades nos mecanismos de garantia da qualidade mesmo considerando-se as políticas educacionais distintas. As contribuições assentam na confrontação das metodologias de acreditação e avaliação em vigor pelas agências dos países e na análise quanto à forma de validação das políticas de qualidade no ensino superior

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-16

Como Citar

PEREIRA, Cleber Augusto; ARAÚJO, Joaquim Filipe Ferraz Esteves de; MACHADO, Maria de Lourdes.
ACREDITAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA EUROPA E BRASIL: mecanismos de garantia da qualidade
. Revista de Políticas Públicas, v. 19, n. 1, p. 61–75, 16 Jun 2016Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 24 abr 2024.