NOVO (?) MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE

Autores

  • Claudia Santos Martiniano Universidade Estadual da Paraíba (UEPb)
  • Jordeana Davi Universidade Estadual da Paraíba (UEPb)
  • Márcia Santos Martiniano Grupo de Estudo, Pesquisa e Assessoria em Políticas Sociais (GEAPS) - UEPb
  • Teresa Cristina Péret Universidade Federal de Campina Grande-Pb
  • Rosana Batista Farias Leite Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande - Pb

Palavras-chave:

política de saúde, modelo assistencial, Estratégia Saúde da Família

Resumo

Reflexões sobre a busca por modelos assistenciais alternativos na saúde. Esses modelos vêm se acentuando nos últimos anos no país, frente ao quadro de crise instaurado no setor. No Brasil, o modelo de assistência centrado na estrutura médico-hospitalar esgotou suas possibilidades de resolver com eficácia a crescente demanda da população. Num cenário de conflitos acirrados por discordâncias ideológicas, em um ponto o consenso se estabelece: é preciso mudar o modelo de atenção à saúde. A proposta de organização de um novo modelo, baseado na reestruturação da atenção básica em saúde, tem orientado as mudanças e a estratégia definida pelo Ministério da Saúde, para implantação do Programa Saúde da Família (PSF). A construção de uma nova proposta de ordenação dos modos de vida e de atenção à saúde vem se constituindo, em todo o país, um grande desafio. O PSF é apresentado, a partir de 1994, como uma proposta estruturante capaz de aglutinar forças através de incorporação de novos segmentos sociais, na construção deste projeto político sanitário. As diferentes contribuições teóricas sobre o assunto conduzem ao entendimento de que é a arena de interesses construída no cotidiano que definirá o desenho técnico e instrumental do modelo assistencial de saúde desejado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-31

Como Citar

MARTINIANO, Claudia Santos; DAVI, Jordeana; MARTINIANO, Márcia Santos; PÉRET, Teresa Cristina; LEITE, Rosana Batista Farias.
NOVO (?) MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE
. Revista de Políticas Públicas, v. 12, n. 1, p. 73–81, 31 Jul 2015Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático