REVISITANDO O TEMA DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NACIONAL: os economistas liberais e planejadores urbanos progressistas em questão

Autores

  • Jorge Natal Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPURIUFRJ)

Palavras-chave:

Desenvolvimento econômico. Economistas liberais. Planejadores urbanos.

Resumo

Discussão sobre o tema desenvolvimento econômico nacional, com destaque de sua importância para o entendimento dos projetos nacionais em disputa, segundo duas vertentes analíticas: sua perspectiva histórico- estrutural e seu recorte escalar nacional. Passo seguinte, examina, a partir de uma perspectiva ideológica de esquerda, seus principais problemas, aduzindo-se aí alguns avanços analíticos (nesse ponto são excluídas as críticas – pesadas - provenientes de planejadores urbanos progressistas). Em terceiro lugar, consideram-se as críticas elaboradas pelos planejadores progressistas que, enfim, estão em acordo com as que foram feitas por intelectuais que denomina de neo - desenvolvimentistas. Por último, apresentam-se três movimentos analíticos: o da crítica dos intelectuais referidos aos planejadores urbanos progressistas; o da crítica da interação de planejadores progressistas com os economistas liberais; e o da defesa da necessidade do rompimento dessa aliança de modo a que ela venha a ser substituída pela ‘pavimentação de um caminho’ que articule planejadores urbanos progressistas e os denominados intelectuais neo - desenvolvimentistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-26

Como Citar

NATAL, Jorge.
REVISITANDO O TEMA DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NACIONAL: os economistas liberais e planejadores urbanos progressistas em questão
. Revista de Políticas Públicas, v. 10, n. 1, p. 39–68, 26 Jul 2015Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 18 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático