RADICALIZAR A DEMOCRACIA: O desafio da reinvenção da política em tempos de ajuste

Autores

  • Alba Maria Pinho de Carvalho Universidade Federal do Ceará – UFC.

Palavras-chave:

Democracia, Gramática social e cultural. Radicalização da democracia, Brasil contemporâneo. Ajuste estrutural brasileiro. Política cultural, (re) invenção da política.

Resumo

O artigo coloca a Democracia sob o foco da análise, trabalhando-se o tema numa dupla perspectiva: teórico conceitual e histórico. Assim, repensa os cânones democráticos e enfoca as encarnações da Democracia na História. Enfatiza os percursos da democracia no Brasil Contemporâneo, na confluência de dois projetos políticos: a democratização e o ajuste estrutural brasileiro. Nesta direção analítica, resgata a contraditoriedade do tecido sócio-político brasileiro no embate de duas tendências históricas: a domesticação da Democracia nos circuitos da mercantilização da vida social; a afirmação da Democracia Participativa via intervenção política dos movimentos sociais, gestando políticas culturais. Sustenta como tese fundante a exigência histórica de radicalizar a democracia pela (re) criação da política, atualizando o potencial emancipatório da sociabilidade democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-25

Como Citar

Carvalho, A. M. P. de. (2015). RADICALIZAR A DEMOCRACIA: O desafio da reinvenção da política em tempos de ajuste. Revista De Políticas Públicas, 8(2), 7–26. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/3757

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático