TRABALHO INFORMAL E POLÍTICA DE INSERÇÃO: UMA RELAÇÃO EM DEBATE

Autores

  • Myrtes de Aguiar Macêdo PUC Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Este texto discute a questão da informalização do trabalho enquanto política governamental voltada para o enfrentamento do desemprego. A associação do trabalho informal às medidas de combate ao desemprego vem sendo acentuada como uma das diretrizes do re

Resumo

Este texto discute a questão da informalização do trabalho enquanto política governamental voltada para o enfrentamento do desemprego. A associação do trabalho informal às medidas de combate ao desemprego vem sendo acentuada como uma das diretrizes do redirecionamento da política social na América Latina, nos anos 90. Neste contexto, o grande desafio dos governantes consiste, fundamentalmente, no que tem sido denominado como “gestão dos não ernpregáveis”. Para enfrentar essa questão, as políticas governamentais buscam criar novas formas de trabalho forjadas no campo heterogêneo da informalidade. Essas medidas resultam na constituição de processos de intervenção, que se configuram na perspectiva de novas formas de regulação da equação inclusão/exclusão conhecidas como políticas de Inserção. Este texto, tomando como base experiências de inserção induzidas pela política de geração de trabalho e renda da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, procura identificar, através dessa mediação, as principais questões relativas ao processo de inserção ai relacionadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-24

Como Citar

MACÊDO, Myrtes de Aguiar.
TRABALHO INFORMAL E POLÍTICA DE INSERÇÃO: UMA RELAÇÃO EM DEBATE
. Revista de Políticas Públicas, v. 6, n. 1, p. 97–112, 24 Jul 2015Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 24 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático