LITERATURA INFANTOJUVENIL, POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES

Flávia Ferreira de Paula, Célia Regina Delácio Fernandes

Resumo


O presente artigo tem como objetivo discutir a literatura infantojuvenil, as políticas públicas de leitura no Brasil e suas relações com a formação de leitores. Primeiramente, aborda a concepção de leitura, a partir dos conceitos de alfabetização e letramento, e dados sobre a leitura do Brasil, com base no INAF 2009 e no PISA 2009. A leitura no ambiente escolar e o papel da literatura infantojuvenil na formação de novos leitores são também alvos de discussão. Em seguida, levanta informações sobre
políticas públicas e programas de incentivo à leitura no Brasil nos últimos anos. Por fim, faz uma análise sobre o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e algumas avaliações sobre o mesmo.
Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil, políticas públicas de leitura, formação de leitores.

CHILDREN AND YOUTH LITERATURE, READING PUBLIC POLICIES AND READERS’ FORMATION
Abstract: This paper aims to discuss the children and youth literature, Brazilian reading public policies and their relations with readers’ formation. Firstly, approaches, the concepts of reading, from the concepts of beginning literacy and literacy, and some data on reading in Brazil, based on INAF 2009 and PISA 2009. Reading at school environment and the role of children and youth literature in the formation of new readers are also subjects addressed here. Furthermore, raises information on public policies and programs which aim to encourage reading in Brazil in the last few years. Lastly, we go further on Programa Nacional Biblioteca da Escola [School Library National Program] (PNBE) and some reviews on the program.
Key words: Children and youth literature, reading public policies, readers’ formation.


Palavras-chave


Literatura infanto-juvenil; políticas públicas de leitura; formação de leitores

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DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v18n2p587-601

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R. Pol. públ.

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