ESCOLA E COMUNIDADE NO RECONHECIMENTO E NO PLANEJAMENTO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MUNICIPAL: a experiência do município de Mesquita/ RJ

Ana Maria Marques Santos, Cristiane Cardoso, Carla Andreza Marques Bezerra

Resumo


Este artigo busca apresentar um recorte da pesquisa participativa realizada durante o processo de construção coletiva do Programa Municipal de Educação Ambiental do Município de Mesquita, no Estado do Rio de Janeiro. Compreendido no período de dezembro de 2009 a dezembro de 2010, o processo diz respeito à participação e à concepção de professores, alunos e comunidade sobre o reconhecimento de ações da Educação Ambiental no Município, no que concerne à escola, prolongando-se, também, para além dela.
Palavras-chave: Pesquisa, participação, educação ambiental, escola.
SCHOOL AND COMMUNITY IN THE ACKNOWLEDGMENT AND PLANNING OF MUNICIPAL ENVIRONMENTAL EDUCATION ACTIONS: the experience of the city of Mesquita/RJ.
Abstract: This article searches to present a snip of participatory research carried out during the process of collective construction of Municipal Environmental Education Program of the city of Mesquita, Rio de Janeiro State. In the period from December 2009 to December 2010, the process concerns the participation and conception of teachers, students and the
community on the recognition of Environmental Education in the city, which concerns to school and also extends beyond it.
Keywords: Research, participation, environmental education, school.

Palavras-chave


Pesquisa; Participação; Educação Ambiental; Escola

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v18nEp413-422

Direitos autorais 2015 Revista de Políticas Públicas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

R. Pol. públ.

ISSN 2178-2865 (online)