O RESPEITO À DIFERENÇA: contribuições da Teoria das Representações Sociais para as políticas de saúde voltadas a populações indígenas

Autores

  • Izildo Corrêa Leite Universidade Federal do Espirito Santo - UFES
  • Marlon Neves Bertolani UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO - UFES

Palavras-chave:

saúde indígena, proteção social, representações sociais, relações interétnicas.

Resumo

Valendo-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, este artigo tem por objetivo discutir as principais contribuições que a Teoria das Representações Sociais pode trazer para o estudo de um campo particular da proteção social no Brasil: a Política Nacional de Saúde Indígena. Procura demonstrar que as representações sociais que os diferentes atores sociais ali envolvidos — indígenas e profissionais de saúde — constroem acerca de diversos aspectos dessa questão, relativos a si mesmos e aos “outros”, num contexto marcado por relações interétnicas, podem gerar diferentes impactos sobre a concretização da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI), bem como sugerir alguns caminhos alternativos para tal política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izildo Corrêa Leite, Universidade Federal do Espirito Santo - UFES

Bacharel (1974) e licenciado (1975) em Ciências Sociais pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ), Mestre em Sociologia (1994) pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Doutor em Sociologia (2002) pela UNESP. É Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo (Departamento de Ciências Sociais), participa do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Política Social e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da mesma universidade e integra o corpo editorial de Estudos de Sociologia , publicação do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UNESP (Araraquara). Atua principalmente nas seguintes áreas: pobreza e miséria; condições de vida; representações sociais; identidade.

Marlon Neves Bertolani, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO - UFES

Graduado em Ciências Sociais e Mestre em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo
E-mail: marlonbertolani@hotmail.com

Downloads

Como Citar

LEITE, Izildo Corrêa; BERTOLANI, Marlon Neves.
O RESPEITO À DIFERENÇA: contribuições da Teoria das Representações Sociais para as políticas de saúde voltadas a populações indígenas
. Revista de Políticas Públicas, v. 13, n. 2, p. 291–301, 1 Ago 2015Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 18 abr 2024.