REPRODUÇÃO DO CAPITAL, TRANSIÇÃO SOCIAL E EMANCIPAÇÃO HUMANA

Autores

  • João Claudino Tavares Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palavras-chave:

Capital, transição social, emancipação humana.

Resumo

Analisa-se o movimento de produção e reprodução do capital. Procura-se identificar aí elementos da transição para o processo de emancipação humana. Toma-se como pressuposto que a base material da produção da riqueza, explicitada no pleno desenvolvimento das forças produtivas do trabalho social, é a expressão e fundamento da transição, para além da vontade dos homens. Conclui-se que a completude da transição, isto é, a efetivação do reino da liberdade, decorrerá da impossibilidade dos homens se reproduzirem pelas mediações burguesas e do pleno engendramento de novas relações sociais e humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Claudino Tavares, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (1991) , mestrado em Economia Rural [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) . Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Economia , com ênfase em Teoria Econômica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Formação sócio-espacial, Territorialização, Espaço transitório.

Downloads

Publicado

2010-04-19

Como Citar

TAVARES, João Claudino.
REPRODUÇÃO DO CAPITAL, TRANSIÇÃO SOCIAL E EMANCIPAÇÃO HUMANA
. Revista de Políticas Públicas, v. 13, n. 2, p. 315–323, 19 Abr 2010Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 20 abr 2024.