PARTICIPAÇÃO POPULAR NAS POLÍTICAS SOCIOASSISTENCIAIS NA AMÉRICA LATINA: estudo comparativo entre Brasil e Venezuela

Autores

  • Mirella Farias Rocha universidade federal de Santa Catarina-UFSC

Palavras-chave:

Dependência, políticas socioassistenciais, participação popular, América Latina.

Resumo

Este artigo resulta de um esforço crítico-dialético para analisar o desenho da política socioassistencial no Brasil e na Venezuela, com ênfase na problematização do lugar da participação popular, tendo em vista a construção de bases comparativas capazes de traduzir as tendências em curso na América Latina. Essa investigação objetiva, ainda, responder à urgente latinoamericanização do debate, dentro das ciências sociais desenvolvidas desde el sur, considerando a necessidade de pensar horizontes categoriais de análise, assentados na realidade concreta do continente e, assim, propor soluções para a superação do atual modelo. Entendemos que o caráter contraditório da dependência latino-americana, torna-se fator determinante na configuração das estruturas, não apenas econômica, mas sociais e culturais nos países periféricos. Concluímos que as políticas sociais necessitam de conteúdos e estratégias que deflagrem a efetiva participação da população, de forma que seja possível um novo processo de disputa política pelo excedente econômico real, pelas classes trabalhadoras organizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirella Farias Rocha, universidade federal de Santa Catarina-UFSC

É Assistente Social formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e possui mestrado também em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente realiza estudos e pesquisas junto ao Instituto de Estudos Latino-Americanos IELA/UFSC. Reúne experiência acadêmica na área de Serviço Social, Políticas Sociais e Participação Popular no continente Latino-Americano. Atua principalmente nos seguintes temas: Políticas Sociais, Participação Popular, Política de Assistência Social e América Latina.

Downloads

Publicado

2010-04-19

Como Citar

ROCHA, Mirella Farias.
PARTICIPAÇÃO POPULAR NAS POLÍTICAS SOCIOASSISTENCIAIS NA AMÉRICA LATINA: estudo comparativo entre Brasil e Venezuela
. Revista de Políticas Públicas, v. 13, n. 2, p. 303–314, 19 Abr 2010Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 20 abr 2024.