GESTÃO DE POLÍTICA PúBLICA DE GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA: uma análise do programa nacional de incubadoras de cooperativas populares

Autores

  • Elisângela Abreu Natividade Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • José Roberto Pereira Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Vânia Aparecida Rezende de Oliveira Universidade Federal de Lavras (UFLA)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v17n1p241-250

Palavras-chave:

Políticas públicas, gestão pública, gestão social, economia solidária, incubadoras de cooperativas populares

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar e analisar as principais características da forma de gestão empreendida na condução do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (Proninc). Considera que as políticas públicas representam o Estado em ação e entende que a forma de administração que assume o Estado influenciará decisivamente  nas  características  de  gestão  de  uma  política  pública.  Utiliza  uma  abordagem  qualitativa  de  natureza teórico-empírica. A coleta de informações ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e realização de entrevistas com atores-chaves do Proninc. Verifica que, ao apresentar características alinhadas com a perspectiva de gestão pública societal, a gestão do Proninc insere-se no campo de uma administração pública que tem a gestão social como um forte pilar. No entanto, a fragilidade institucional manifestada, sobretudo nas dificuldades vividas em relação às fontes instáveis e inseguras de recursos financeiros, limita o pleno exercício dessa construção e compromete a efetividade da política pública estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Abreu Natividade, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

AdministradoraMestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)Administradora na Universidade Federal de Lavras (UFLA) 

José Roberto Pereira, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

AdministradorDoutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UNB) Coordenador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas  Populares  (INCUBACOOP)  e  do Núcleo de Estudos em Administração Pública e Gestão Social (NEAPEGS) e Professor Associado na Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Vânia Aparecida Rezende de Oliveira, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

AdministradoraDoutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) Membro do Núcleo de Estudos em Administração Pública e Gestão Social (NEAPEGS) da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Downloads

Publicado

2014-06-24

Como Citar

NATIVIDADE, Elisângela Abreu; PEREIRA, José Roberto; OLIVEIRA, Vânia Aparecida Rezende de.
GESTÃO DE POLÍTICA PúBLICA DE GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA: uma análise do programa nacional de incubadoras de cooperativas populares
. Revista de Políticas Públicas, v. 17, n. 1, p. 241–250, 24 Jun 2014Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 20 abr 2024.