PROPOSTA DE AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DO PROGRAMA DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS NA UFPEL

Autores

  • João Carlos de Oliveira Koglin Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Vera Maria Ribeiro Nogueira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v17n1p193-202

Palavras-chave:

Política pública, Programa REUNI, avaliação de políticas, educação superior

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de avaliação econômico-financeira do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) na Universidade Federal de Pelotas. Considera a política nacional de expansão da educação superior pública definida como balizadora das ações a serem implementadas pela UFPEL no período de 2008 a 2012. Aborda, referenciado em pesquisa, a temática de avaliação de políticas públicas, destacando sua importância como instrumento para quem formula e implementa estas políticas. Indica que a avaliação tem a capacidade de potencializar a correção dos rumos da política empregada, e que esta proposição trará melhorias à implementação do programa, fortalecimento da cultura de avaliação e monitoramento na comunidade acadêmica e criação de parâmetros que possam ser utilizados por outras instituições similares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos de Oliveira Koglin, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Analista de Sistema

Mestre em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

Professor Assistente do Centro de Integração do Mercosul e Coordenador do Programa REUNI na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Vera Maria Ribeiro Nogueira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Assistente Social

Professora Adjunta da Escola de Serviço Social/Programa de Mestrado em Política Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) e do Mestrado em Política Social do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Downloads

Publicado

2014-06-24

Como Citar

KOGLIN, João Carlos de Oliveira; NOGUEIRA, Vera Maria Ribeiro.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DO PROGRAMA DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS NA UFPEL
. Revista de Políticas Públicas, v. 17, n. 1, p. 193–202, 24 Jun 2014Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.