PROGRAMA CHAPÉU DE PALHA: política pública de qualificação para trabalhadores rurais na Fruticultura do Vale do São Francisco

Autores

  • Vicentina Ramires Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Tales Vital Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v17n1p183-191

Palavras-chave:

Políticas públicas, qualificação profissional, avaliação de resultados

Resumo

O polo de fruticultura irrigada no Submédio São Francisco-PE passou a apresentar crescente ociosidade, ocasionando o desemprego sazonal. Uma das iniciativas do governo estadual para resolver esse grave problema foi a implementação do Programa Chapéu de Palha Fruticultura Irrigada, cujo principal propósito é o de abrir novas oportunidades para a força de trabalho, por meio de cursos de qualificação. Este trabalho tem como objetivo analisar a eficácia de tais ações, identificando fatores que interferem na execução das ações. Para o acompanhamento das atividades do Programa foram realizadas visitas semanais em todos os cursos, para conferência do grau de aproximação entre os resultados previstos e os alcançados pela entidade executora. Por fim, constata que os resultados revelam que o Programa tem enfrentado problemas na execução das ações, que vão desde a escolha de locais inadequados, passando pela baixa frequência, pouca oferta de material para as aulas, e cursos que não atendem o desejo dos trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicentina Ramires, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Bacharel em Letras

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Adjunta do Departamento de Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Tales Vital, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Engenheiro Agrônomo

Doutor em Economia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professore Associado do Curso de Economia do Departamento d Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Downloads

Publicado

2014-06-24

Como Citar

RAMIRES, Vicentina; VITAL, Tales.
PROGRAMA CHAPÉU DE PALHA: política pública de qualificação para trabalhadores rurais na Fruticultura do Vale do São Francisco
. Revista de Políticas Públicas, v. 17, n. 1, p. 183–191, 24 Jun 2014Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 23 abr 2024.