POLÍTICA HABITACIONAL E (IM)PERMANÊNCIA DE FAMÍLIAS REMANEJADAS: estudo sobre o projeto de urbanização Vila da Barca em Belém, Pará

Autores

  • Alessandra Kelma de Souza Construtora Andrade Gutierrez
  • Joana Valente Santana Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v17n1p171-181

Palavras-chave:

Projetos urbanísticos, assentamentos precários, remoção, (im)permanência

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre a atual orientação da política habitacional brasileira de intervir em áreas de assentamentos precários, sem a remoção dos moradores, de modo a garantir sua permanência nos locais infraestruturados. Ressalta que a partir da execução do Projeto de Urbanização e Habitação da Vila da Barca, na cidade de Belém, a investigação procurou verificar em que medida essa orientação garante efetivamente a permanência dos moradores removidos para um conjunto habitacional. Com base no referencial da teoria social marxiana,a pesquisa de campo revela que, ao contrário do que é propagado pelo discurso governamental, a remoção de famílias oriundas de assentamentos precários para o conjunto habitacional desarticulou as estratégias de sobrevivência das famílias, criando obstáculos ao pagamento das taxas de serviços urbanos na nova moradia. Conclui que após o processo de remanejamento, há uma tendência de venda de imóveis, o que revela a questão da impermanência das famílias no pós-remanejamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Kelma de Souza, Construtora Andrade Gutierrez

Assistente Social

Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Assistente Social na Construtora Andrade Gutierrez

Joana Valente Santana, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Assistente Social

Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Docente da Faculdade de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Downloads

Publicado

2014-06-24

Como Citar

SOUZA, Alessandra Kelma de; SANTANA, Joana Valente.
POLÍTICA HABITACIONAL E (IM)PERMANÊNCIA DE FAMÍLIAS REMANEJADAS: estudo sobre o projeto de urbanização Vila da Barca em Belém, Pará
. Revista de Políticas Públicas, v. 17, n. 1, p. 171–181, 24 Jun 2014Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 24 abr 2024.