O DEBATE RECENTE SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS: o caso da intersetorialidade numa perspectiva compreensiva.

Autores

  • Rafael Nicolau Carvalho Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Patrícia Barreto Cavalcanti Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v17n1p161-170

Palavras-chave:

Políticas públicas, intersetorialidade, sociologia

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a estratégia da Intersetorialidade a partir da contribuição da sociologia compreensiva; definir o atual estágio de discussão sobre o tema. Como metodologia, usa a pesquisa bibliográfica, tendo em vista que a mesma é largamente utilizada nos estudos exploratórios e descritivos, quando o objeto de analise é pouco estudado, dificultando o levantamento de hipóteses ou de novas interfaces.  O texto está organizado em uma introdução, que faz um levantamento sobre os pressupostos das políticas públicas, e duas seções: a primeira, “o debate sobre a Intersetorialidade”, mapeia o surgimento da temática, os principais conceitos, modelos analíticos e tipologias.  A segunda, “contribuição da sociologia compreensiva: pensando o problema”, discute as possibilidades de “aplicação” da metodologia compreensiva para analisar alguns aspectos sobre a temática, que podem contribuir com um modelo de análise de políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Nicolau Carvalho, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Assistente Social

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Pesquisador do Setor de Estudos e Pesquisas em Saúde e Serviço Social e Professor Assistente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Patrícia Barreto Cavalcanti, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Assistente Social

Doutora em Serviço Social (PUC/SP)

Coordenadora do Setor de Estudos e Pesquisas em Saúde e Serviço Social e Professora Associada III do Departamento de Serviço Social a Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Downloads

Publicado

2014-06-24

Como Citar

CARVALHO, Rafael Nicolau; CAVALCANTI, Patrícia Barreto.
O DEBATE RECENTE SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS: o caso da intersetorialidade numa perspectiva compreensiva.
Revista de Políticas Públicas, v. 17, n. 1, p. 161–170, 24 Jun 2014Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.