GESTÃO DE SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO, ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO NA AMAZÔNIA PARAENSE

Autores

  • Alice Raquel Maia Negrão UFPA
  • Afonso Wellinton de Sousa Nascimento UFPA
  • Fahid da Costa Kemil UFPA
  • Maria Barbara da Costa Cardoso UFPA
  • Maria do Socorro Vasconcelos Pereira UFPA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v24nEp368-387

Palavras-chave:

Gestão, SME, Políticas educacionais, Ensino Médio, Formação

Resumo

O texto versa sobre Gestão de Sistemas Municipais de Ensino, Ensino Médio e Formação na Amazônia paraense no contexto do pacto federativo. Objetiva discutir a categoria autonomia no regime de colaboração como base do Sistema Nacional de Educação à formulação das políticas públicas. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, focalizamos a relação federativa para efetivar a gestão das políticas públicas de Ensino Médio diante de controversos e diversos problemas que permeiam a formação. Consideramos que a configuração do ente federado municipal corrobora para urgência da devida articulação no SNE que carece perseguir uma postura coletiva de resistência no percurso das políticas, expresso por normativas que submetem o docente ao cumprimento de exigências que sustentam o sistema capitalista.

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Publicado

2020-09-16

Como Citar

Negrão, A. R. M., Nascimento, A. W. de S., Kemil, F. da C., Cardoso, M. B. da C., & Pereira, M. do S. V. (2020). GESTÃO DE SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO, ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO NA AMAZÔNIA PARAENSE. Revista De Políticas Públicas, 24, 368–387. https://doi.org/10.18764/2178-2865.v24nEp368-387