POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO MÉDIO: em análise a escola de tempo integral regular

Maria Alda de Sousa Alves, Marciana Silva de Oliveira

Resumo


O trabalho busca discutir a escola de tempo integral regular como proveniente das novas políticas para o ensino médio, considerando sua expansão no estado do Ceará. Utilizando como recurso metodológico a observação participante, a coleta de dados, a revisão bibliográfica e as entrevistas individuais, procura traçar as perspectivas assumidas pela escola de tempo integral no que concerne a sua função política, social, econômica e cultural, bem como a significação do tempo escolar para os jovens que chegam ao ensino médio. Os resultados, ainda que parciais, apontam a escola de tempo integral como produto da globalização que exige uma nova postura da escola pública e da educação média, simultaneamente, modificada pela forma como os agentes escolares, sobretudo, os jovens, usufruem do tempo e do espaço escolar.

Palavras-chave: Políticas públicas. Escola. Tempo integral.

PUBLIC POLICIES FOR MIDDLE SCHOOL: in analysis of school of regular integral time

Abstract

The paper discusses the regular full-time school as coming from the new policies for high school, considering its expansion in the state of Ceará. Using participant observation, data collection, literature review and individual interviews as a
methodological resource, we sought to trace the perspectives assumed by the full-time school regarding its political, social, economic and cultural function, as well as the meaning of school time for young people who reach high school. The results, albeit partial, point to the full-time school as a product of globalization that requires a new posture of public school and secondary education, simultaneously modified by the way school agents, especially young people, enjoy time and school space.

Keywords: Public policies. School. Integral  time.


Palavras-chave


Políticas públicas; Escola; Tempo integral

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DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p657-674

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R. Pol. públ.

ISSN 2178-2865 (online)