EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: uma análise da experiência da UFMA do Maranhão

Autores

  • Josie Amaral Bastos
  • Valéria Ferreira Santos Almada Lima

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p549-565

Palavras-chave:

Estado, Capital, Educação a Distância, Educação Superior, Universidade Federal do Maranhão

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar os resultados de pesquisa direcionada a avaliar o processo de implementação da Política da Educação a Distância (EAD) no Ensino Superior, tendo como referência empírica a experiência do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UFMA nos municípios de São Luís e Humberto de Campos, com vistas a identificar a interferência de diferentes contextos socioeconômicos, culturais, políticos e institucionais na dinâmica de tal processo. Adota-se o método crítico dialético para apreender a EAD como fenômeno inserido na totalidade da sociedade capitalista contemporânea. Desenvolve-se uma pesquisa avaliativa tendo como objeto o processo de implementação da referida política, a partir da experiência dos municípios selecionados. Além de pesquisa bibliográfica, documental e análise de dados secundários adota-se como procedimentos metodológicos, na pesquisa empírica.

Palavras-chave: Estado. Capital. Educação a Distância. Educação Superior. Universidade Federal do Maranhão.

DISTANCE EDUCATION IN BRAZIL: a study about the experience of the Federal University of Maranhão

Abstract

The objective of the article is to present the results of the research directed to evaluate the process of implementation of the D.E Policy in Higher Education, having as an empirical reference the experience of the Distance Education Center (NEAD) - UFMA in the municipalities of São Luis and Humberto de Campos, with a view to identify the interference of different socioeconomic, cultural, political and institutional contexts in the dynamics of this process. The dialectical critical method is adopted to apprehend D.E as a phenomenon inserted in the broader of contemporary capitalist society. An evaluative research is developed having as object the process of implementation of the referred policy, from the experience of the selected municipalities. In addition to bibliographic, documentary and secondary data analysis, it is adopted the following methodological procedures in empirical research such as: focus groups involving policy beneficiaries and semi-structured interviews with managers, teachers and tutors of Nead and the studied poles.

Keywords: State. Capital. Distance Education. Higher Education. Federal University of Maranhão.

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

Bastos, J. A., & Lima, V. F. S. A. (2019). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: uma análise da experiência da UFMA do Maranhão. Revista De Políticas Públicas, 23(2), 549–565. https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p549-565