ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM SAÚDE: estudo em Unidade de Pronto Atendimento de Fortaleza

Autores

  • Luciana Maria Nascimento da Silva
  • Liduína Farias Almeida da Costa
  • Lúcia Conde de Oliveira
  • João Bosco Feitosa dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n1p303-322

Resumo

Este artigo tem o objetivo de compreender a trajetória de constituição da proposta de acolhimento com classificação de risco na dinâmica da rede de saúde. É um recorte de uma pesquisa qualitativa sobre a organização das redes de atenção à saúde. O presente enfoque foi produzido a partir de uma Unidade de Pronto Atendimento de Fortaleza, Ceará, mediante utilização das técnicas da observação flutuante e entrevista semiestruturada com profissionais e usuários do serviço; procede, também, de exame de fontes documentais referentes ao tema. Aponta, ainda, que os protocolos previstos pelo Ministério da Saúde foram implantados. Entretanto, conclui que a ideia de acolhimento trazida inicialmente pela Política Nacional de Humanização é modificada em função das práticas gerenciais que dominam a organização dos serviços de saúde no país.

Palavras-chave: Política de Saúde. Sistema Único de Saúde. Redes de Urgência e Emergência. Acolhimento com Classificação de Risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-25

Como Citar

SILVA, Luciana Maria Nascimento da; COSTA, Liduína Farias Almeida da; OLIVEIRA, Lúcia Conde de; SANTOS, João Bosco Feitosa dos.
ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM SAÚDE: estudo em Unidade de Pronto Atendimento de Fortaleza
. Revista de Políticas Públicas, v. 23, n. 1, p. 303–322, 25 Jul 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 24 abr 2024.