BRANDÃO, Carlos. TERRITÓRIO & DESENVOLVIMENTO: as múltiplas escalas entre o local e o global. Campinas: Ed. Unicamp, 2007.

Autores

  • Hipólita Siqueira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Resenha de Livro, Carlos Brandão,

Resumo

Carlos Brandão é mineiro, economista,professor do Instituto Multidisciplinar e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federalde Uberlândia (UFU) e mestrado em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor, Livre Docente e Professor Titular pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas/Unicamp.Pós-doutor pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Atualmente coordena o site interpretesdobrasil.org e as atividades do Observatório Celso Furtado para o Desenvolvimento Regional no âmbito do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento.O livro Desenvolvimento & Território é fruto de uma longa trajetória intelectual e profissional marcada pelo envolvimento do autor em atividades de docência, pesquisa e extensão na temática do desenvolvimento socioeconômico, com ênfase nos processos de desenvolvimento urbano e regional. Porcerto, a experiência e a convivência interdisciplinar em distintos contextos acadêmicos e espaços urbanoregionaisdo Brasil o afastou dos ensinamentos estéreis do mainstream da teoria econômica. A obra tem como base uma versão aprimorada e expandida de sua tese de Livre-Docência intitulada A Dimensão Espacial do Subdesenvolvimento: uma agenda para os estudos regionais e urbanos, defendidano Instituto de Economia da Unicamp. Situa-se na contracorrente de um contexto ideológico neoliberale de teorias que supervalorizam as escalas global e local e deslegitimam as escalas intermediárias,principalmente a nacional e a regional. Nesse sentido, contrapõe-se à ascensão dos vários globalismos e localismos contemporâneos, alguns ingênuos outros nem tanto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hipólita Siqueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Ciências Econômicas Doutora em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp.Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR)

Downloads

Publicado

2013-02-19

Como Citar

Siqueira, H. (2013). BRANDÃO, Carlos. TERRITÓRIO & DESENVOLVIMENTO: as múltiplas escalas entre o local e o global. Campinas: Ed. Unicamp, 2007. Revista De Políticas Públicas, 16(1), 209–211. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/1192