Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Políticas Públicas (RPP), de caráter interdisciplinar, com periodicidade semestral e acesso livre e gratuito, possui conceito A1 no Sistema Qualis Periódicos na área de Serviço Social atribuído pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC). Destina-se a publicar trabalhos científicos produzidos por pesquisadores brasileiros e de outros países, quando consideradas relevantes para o avanço teórico-prático das Políticas Públicas. Tem a missão de promover e disseminar a produção do conhecimento, o debate e a socialização de experiências acadêmicas, mediante a publicação de artigos, ensaios, resenhas e entrevistas, assim como criar mecanismos de articulação do Programa de Pós- Graduação em Políticas Públicas com outros programas de pós- graduação e com o ensino de graduação em nível nacional e internacional.

Processo de Avaliação pelos Pares

A RPP comporta trabalhos de pesquisadores convidados e textos submetidos e examinados por pares, membros da Comissão Editorial ou consultores ad hoc. Durante a análise serão verificados rigor, clareza e precisão quanto à produção científica, à redação, ao conteúdo e à probidade ético-teórica. As eventuais modificações de estrutura e conteúdo serão acordadas com os autores. Serão publicados os que receberem pareceres favoráveis consubstanciados de dois pareceristas. Cabe aos pareceristas opinarem pela conveniência, ou não, da publicação dos trabalhos avaliados, bem como condicionarem sua aprovação a modificações de conteúdo, forma e estrutura ou adaptações às normas editoriais do Periódico. A decisão final sobre a publicação dos trabalhos recebidos será da Comissão Editorial, com base na política editorial da Revista.

As opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos e a exatidão das informações neles contidas são de inteira responsabilidade dos seus autores e autoras. Todos os trabalhos que resultem de pesquisa ou relato de experiência, quando do envolvimento de sujeitos humanos, para que sejam aceitos para publicação, devem mencionar os encaminhamentos éticos adotados. No caso de autores brasileiros, devem respeitar as Resoluções do Conselho Nacional de Saúde n. 196, de 10 de outubro de 1996 (revogada pela Resolução n. 422, de dezembro de 2012) e n. 251, de 7 de agosto de 1997 e apresentar o parecer do Comitê de Ética da sua instituição de origem.

A RPP publica trabalhos nos idiomas Português, Inglês, Espanhol e Francês. Excepcionalmente, poderão ser aceitos trabalhos já publicados, em versão impressa ou virtual, quando acompanhados da autorização escrita e assinada pelos autores/ autoras e pelo Conselho responsável pelo veículo onde o trabalho foi originalmente publicado.

A Comissão Editorial deve garantir o anonimato dos autores e das autoras no processo de avaliação dos trabalhos, bem como assegurar aos avaliadores o sigilo de sua participação, propiciando liberdade para julgamentos e avaliações. No último número de cada ano da Revista será divulgada a relação de avaliadores do primeiro e do segundo volumes do ano, sem especificar quais textos foram analisados individualmente.

Os trabalhos submetidos para a publicação, quando não aceitos, ficarão à disposição dos autores.

Não será oferecida qualquer remuneração para os autores e as autoras dos trabalhos.

O encaminhamento de trabalho para publicação na RPP implica no conhecimento e na concordância, por parte dos autores e das autoras, da Política Editorial e das Normas para Apresentação e Aceitação do trabalho, que são disponibilizados no site: <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/about/submissions#authorGuidelines>.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Por acesso livre à RPP, respeitando-se o reconhecimento de autoria e a integridade dos trabalhos, compreende-se sua disponibilização imediata na internet pública para qualquer propósito legal, sem barreiras financeiras ou técnicas, a não ser as da própria internet.

A Revista de Políticas Públicas não cobra custos de processamento e nem de submissão de artigos.

Identificação de ​Plágio - Copy Spider

Além dos termos e declaração de responsabilidade e transferências de direitos autorais, a RPP adota a ferramenta Copy Spider para identificação de possível plágio nos trabalhos submetidos, tanto em termos de originalidade quanto de ineditismo.

Política de Isenção de Taxas

A Revista de Políticas Públicas não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - Article processing), nem para sua disponibilização aos autores e demais leitores.

A Revista de Políticas Públicas não cobra custos de processamento e nem de submissão de artigos.

Os trabalhos a serem aceitos pela RPP podem ser apresentados em forma de artigos ou ensaios contendo entre 14 e  20 páginas, excetuando a primeira página  que deve comportar título, resumo e palavras-chave, no idioma do trabalho, o abstract e as keywords.

Artigos: resultantes de pesquisa teórica (bibliográfica ou documental), de pesquisa de natureza empírica e relatos de experiência. Devem debater ou fazer indicações para o aprofundamento e reflexão de questões relacionadas ao Dossiê Temático de cada número da RPP ou de outros temas atinentes ao campo das Políticas Públicas.

Ensaios: textos de caráter opinativo ou que apresentem reflexões para aprofundamento de questões afetas ao Dossiê Temático do volume correspondente da RPP ou de outros temas atinentes ao campo das Políticas Públicas.

O processo de avaliação do trabalho submetido será iniciado quando o texto encaminhado obedecer à Política de Seções e às demais recomendações do Periódico.  Em situações fora dessas indicações, o trabalho será devolvido aos autores para as necessárias adequações às normas estabelecidas.

O autor que tiver publicado artigo nas edições regulares deve guardar um espaço temporal de doze meses para submeter nova publicação, exceto quando convidado pela Comissão Editorial para elaborar resenhas, editoriais ou comentários específicos.

As questões éticas referentes às publicações de pesquisa com seres humanos são de inteira responsabilidade dos autores e devem estar em conformidade com os princípios contidos na Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial (1964, reformulada em 1975,1983, 1989, 1989, 1996 e 2000) e na resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde.

Todo e qualquer encaminhamento à RPP deve ser acompanhado por (1) Declaração de Responsabilidade e a (2) Transferência de Direitos Autorais - marcados pelo (a) autor (a) durante o processo de submissão

Os trabalhos, antes de submetidos à RPP, devem ser revisados considerando as normas gramaticais vigentes e as da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para elaboração dos originais considerar as normas da ABNT: NBR 6022 (2018), para preparação de artigos em publicações periódicas, NBR 6023 (2018), para elaboração das referências; NBR10520 (2002) para citações em documentos; NBR 6028 (2021), para apresentação dos resumos. Nos aspectos gráficos (imagens, figuras, tabelas e gráficos, considerar as orientações da NBR 14724 (2011). Durante a edição, os trabalhos podem ser adaptados ao projeto e ao formato editorial do Periódico.

1 Formatação dos textos

Os trabalhos devem ser apresentados em formato A4 e digitados em Word 2003, ou superior, ou ainda em RTF com:

- Fonte Times New Roman, corpo 12, para o texto e corpo; 10 para o resumo, abstract, citações de mais de três linhas e notas;

- Margens esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm;

- Espaçamento entre linhas, 1,5 (um e meio) para o texto; citações com mais de três linhas, notas de rodapé, referências, resumo e abstract devem ser digitados em espaço simples;

- Recuo de 2 cm da margem esquerda para parágrafos e 4 cm para citações de mais de três linhas;

- A primeira página do texto deve conter TÍTULO, RESUMO E PALAVRAS-CHAVE, no idioma do trabalho, o ABSTRACT e as KEYWORDS.

  • O título do trabalho na versão do idioma do texto e em inglês, com no máximo, 15 palavras, deve ser redigido em corpo 14, negritado, centralizado; o subtítulo, se houver, separado do título por dois pontos (:), deve vir em redondo, minúsculo, sem negrito;
  • O resumo com, até, 900 caracteres com espaço, em terceira pessoa, deve apresentar, de forma clara, o objetivo, a metodologia, o plano e os aspectos relevantes do texto. Deve vir acompanhado de três a cinco palavras-chave que demarquem o foco do trabalho.
  • Os textos do resumo e do abstract devem ser ajustados a margem, sem parágrafos.
  • O corpo do trabalho deve conter as seguintes partes antecedidas por algarismos e ajustados à margem esquerda:
    • INTRODUÇÃO;
    • DESENVOLVIMENTO- exposição pormenorizada do tema escolhido, podendo ser organizado em seções e subseções usadas para hierarquizar e delimitar os conteúdos. As seções devem ser enunciadas por títulos digitados em maiúsculas e em negrito. No caso das subseções, se houver, os títulos devem vir digitados em minúsculas e em negrito. Os títulos das demais seções (terciárias, quaternárias etc.) deverão ser digitados utilizando outros recursos, tais como: redondo ou itálico, em corpo menor que o do texto. Deve-se deixar um espaço duplo entre os parágrafos que se seguem aos títulos das seções;
    • CONCLUSÃO;
    • REFERÊNCIAS;
    • NOTAS, se houver, com comentários e informações referentes ao texto;
      • No caso de os trabalhos conterem desenhos, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, tabelas e outros, estesdevem ser inseridos no texto, numerados em algarismos arábicos, acompanhados de título na parte superior da respectiva ilustração e abaixo a fonte. Observar os procedimentos éticos em relação a fotografias: fotos com pessoas, devem vir acompanhadas da permissão fotografados; fotos com crianças ou adolescentes, devem respeitar a legislação vigente. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, devem-se mencionar o título, a fonte e o crédito. Cabe à RPP garantir a padronização de tabelas, gráficos e ilustrações.
      • Citações: Devem ser elaboradas em conformidade com o disposto na NBR 10520, da ABNT, de agosto de 2002. As citações devem vir apresentadas pelo sistema autor-data. Aquelas com até três linhas devem ficar no corpo do texto, entre aspas, em fonte igual à do texto. As com mais de três linhas, devem ficar fora do corpo do texto, em fonte 10, espaço simples, recuada para a linha do parágrafo na margem esquerda e margem direita igual à do texto. As citações devem ser indicadas pelo sobrenome do autor, seguido da data da publicação (citação indireta) e da página consultada (citação direta), de modo que, quando o nome do autor fizer parte da sentença, somente a data e a página aparecem entre parênteses. Ex.: Silva (1997, p. 32). Se o nome do autor não estiver incluído na sentença, este é mostrado no final da frase, em caixa alta, entre parênteses. Ex: (SILVA, 1997, p. 78). Quando o trabalho citado pertencer a dois ou três autores, o sobrenome dos dois é indicado separadamente, utilizando o ponto e vírgula. Ex.: (SILVA; COSTA, 1997, p. 34). Nas situações em que o trabalho tiver mais de três autores, o sobrenome do primeiro é indicado seguido da expressão et al. (Ex.: FERNANDES et al., 1998, p. 3). No caso de trabalho sem autoria, a chamada é feita pela primeira palavra do título, em maiúsculas, seguida de reticências, data e página. Ex.: (COMUNIDADE..., 1997, p. 89).
      • Referências, De acordo com a NBR 6023, de novembro de 2018, no sistema autor-data. Considerar apenas os documentos citados no texto. Utilizar somente o negrito como forma de destaque tipográfico. Exemplos de Referências:

-  Livros (obra completa):

OFFE, Claus. Problemas estruturais do Estado capitalista. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

-  Capítulo (volume, fragmento e outras partes de uma obra com autor próprio):

TELLES, Vera. Transitando na linha de sombra, tecendo as tramas da cidade (anotações inconclusas de uma pesquisa). In: OLIVEIRA, Francisco; RIZEK, Cibele Saliba (org.). A era da indeterminação. São Paulo: Boitempo, 2007. p.195-220.

Legislação:

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, v. 134, n. 248, p. 27834-27841, 23 dez. 1996. 

Periódicos – Revistas:

FARIAS, F. B. Paris na era do imperialismo global: o jornal, a rua e o supermercado. Revista de Políticas Públicas, São Luís, v. 19, n. 1, p. 17-40, jan./jun. 2015.

- Dissertação e tese:

SITCOVSKY, Marcelo. Bolsa família e reprodução da força de trabalho no Brasil: implicações socioeconômicas e políticas. 2010. 222 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.

- Evento (congressos,encontros...):

SILVEIRA JR., Adilson Aquino. A assistência social no Brasil - o estado da arte. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL, 12., 2010, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ABEPSS, 2010, p. 6-7.

- Entrevista:

FALEIROS, Vicente de P. A violência contra a pessoa idosa. [Entrevista cedida a] Jacira do Nascimento Serra. Revista de Políticas Públicas, São Luís, v. 19, n. 1, p. 17-40, jan./jun. 2015. 

- Documento eletrônico:

SANTOS, B. de S. Carta aberta ao STF. [S. l.: s. n.], 2012. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/508612-cartaabertaaostf. Acesso em: 18 abr. 2012.

DIREITOS AUTORAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Termo de Transferência de Direitos Autorais

Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)

  • Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
  • Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
  • Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
  • Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
  • Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.

Direitos autorais Revista de Políticas Públicas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.