PESQUISANDO OS GRUPOS DOMINANTES: notas de pesquisa sobre acesso às informações

Autores

  • Ana Maria F. Almeida Universidade Estadual de Campinas
  • Marilia Moschkovich Universidade Estadual de Campinas
  • Karen Polaz Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Elites, Trabalho de campo, Metodologia de pesquisa, Etnografia, Bancos de dados

Resumo

Esse artigo oferece uma reflexão sobre a dificuldade de se obter acesso às informações relevantes para estudos sobre os grupos dominantes. Baseando-se em experiências concretas de pesquisa, discutimos duas questões: (i) o caráter fechado e protegido de ambientes como a escola privada e o clube, espaços fundamentais de socialização das crianças dessa parcela da população e (ii) a apresentação de si em bancos de dados alimentados por informações prestadas voluntariamente, como é o caso da Plataforma Lattes. 

Palavras-chave: Elites. Trabalho de campo. Metodologia de pesquisa. Etnografia. Bancos de dados.

ABSTRACT

This article reflects on the difficulties of obtaining relevant information for the study of dominant groups. Drawing on the authors' research experiences, we discuss (i) the closed and protected character of the private schools and social clubs, and (ii) the presentation of self in databases fed by voluntarily provided data as it is the case of the Brazilian Plataforma Lattes.

Keywords: Elites. Fieldwork. Research methodology. Etnography. Databases. Brazil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria F. Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Professora livre-docente da Faculdade de Educação da UNICAMP e co-coordenadora do Focus (Grupo de Estudos sobre Instituição Escolar e Organizações Familiares) na Faculdade de Educação da Unicamp. É bolsista de produtividade do CNPq. Suas pesquisas focalizam as relações entre educação e desigualdade, com ênfase nos processos de transmissão intergeracional das desigualdades sociais.

Marilia Moschkovich, Universidade Estadual de Campinas

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UNICAMP e mestranda em Educação no Focus (Grupo de Estudos sobre Instituição Escolar e Organizações Familiares) na Faculdade de Educação da mesma universidade. Pesquisa relações de gênero na trajetória profissional de acadêmicos brasileiros.

Karen Polaz, Universidade Estadual de Campinas

Bacharel em Ciências Sociais pela UNICAMP e mestranda em Educação no Focus (Grupo de Estudos sobre Instituição Escolar e Organizações Familiares) na Faculdade de Educação da mesma universidade. Pesquisa no campo da sociologia da educação, com enfoque especial no estudo das elites e desigualdades sociais.

Downloads

Como Citar

Almeida, A. M. F., Moschkovich, M., & Polaz, K. (2012). PESQUISANDO OS GRUPOS DOMINANTES: notas de pesquisa sobre acesso às informações. REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 9(17). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/994

Edição

Seção

DOSSIÊ: Cultura, Poder e Modalidades de Engajamento