ORIGENS E CONEXÕES NORTE-AMERICANAS DO AGRIBUSINESS NO BRASIL

Autores

  • Mário Grynszpan

Palavras-chave:

Agronegócio, Economia, Agricultura, Negócio

Resumo

Este artigo é produto de uma pesquisa maior, cujo objetivo é trazer elementos de compreensão dos processos históricos de afirmação do agronegócio no Brasil, contribuindo para uma relativização da visão reificada que dele se impôs. O agronegócio é tomado, hoje, como um ente com características, interesses e formas de ação próprios, como uma realidade incontornável, para cuja gênese social pouco se atenta. É como agribusiness que ele chega ao Brasil, a partir dos Estados Unidos, por intermédio de redes de agentes institucionais e individuais dos dois países, cujas trajetórias se interconectam. O foco do texto se centra nos Estados Unidos, estudando processos, trajetórias, debates que são fundamentais para se compreender os percursos e os modos pelos quais o agronegócio entra e se afirma no Brasil.

Palavras-chave: Agronegócio. Economia. Agricultura. Negócio.

ABSTRACT 

This article is the product of a larger research project whose goal is to bring elements of understanding of the historical processes of affirmation of agribusiness in Brazil, contributing to a relativization of a reified view that it was imposed about it. Agribusiness is taken today as an entity with unique characteristics, interests and ways of action, as an inescapable reality, little attention being paid to its social genesis. The idea of agribusiness arrives in Brazil from the U.S., through networks of agents, both institutional and individual, in both countries, whose trajectories are interconnected. The text has its focus on the United States, studying processes, trajectories, debates that are central to understanding the pathways through which agribusiness enters and consolidates in Brazil.

Keywords: Agribusiness. Economics. Agriculture. Business.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Grynszpan

Graduado em História pela UFF, mestre e doutor em Antropologia Social pelo PPGAS-UFRJ. É pesquisador e professor do CPDOC-FGV e do Departamento de História da UFF e pesquisador do CNPq. Tem trabalhos publicados sobre elites no Brasil, teoria das elites e questão agrária. Sua pesquisa mais recente é sobre a gênese do agronegócio no Brasil.

Downloads

Como Citar

Grynszpan, M. (2012). ORIGENS E CONEXÕES NORTE-AMERICANAS DO AGRIBUSINESS NO BRASIL. REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 9(17). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/987

Edição

Seção

DOSSIÊ: Cultura, Poder e Modalidades de Engajamento