Os sentidos da sociologia escolar nos livros didáticos no Brasil

Autores

  • Ana Martina Baron Engerroff Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/ SC/BR)
  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Florianópolis/SC/BR)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n27p215-240

Palavras-chave:

Ensino de sociologia, Livro didático, Sociologia brasileira, Sociologia escolar

Resumo

O ensino de sociologia é um tema que paulatinamente vem ganhando espaço na discussão acadêmica das ciências sociais brasileiras, ainda que se mantenha relativamente marginal. Em meio a este debate a questão do livro didático tem se destacado como um relevante objeto de reflexão sociológica. Este artigo busca analisar os diferentes sentidos atribuídos à sociologia nos livros selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2015), utilizando-se para tanto o exame os livros em si mesmo, como também das trajetórias formativas e de atuação profissional dos autores destas obras.

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Biografia do Autor

Ana Martina Baron Engerroff, Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/ SC/BR)

Doutoranda e Mestra em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/ SC/BR). Bolsista CAPES. E-mail: anambaron@hotmail.com

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Florianópolis/SC/BR)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Florianópolis/SC/BR). Pesquisador do CNPq. E-mail: amurabi_cs@hotmail.com

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Publicado

2018-09-12

Como Citar

Engerroff, A. M. B., & Oliveira, A. (2018). Os sentidos da sociologia escolar nos livros didáticos no Brasil. Revista Pós Ciências Sociais, 15(30), 215–240. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n27p215-240