O trabalho análogo ao escravo: conceitos e ações institucionais

Autores

  • Márcia Regina Castro Barroso
  • Elina Gonçalves da Fonte Pessanha

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n27p233-252

Palavras-chave:

OIT, Trabalho escravo, Trabalho decente

Resumo

O presente trabalho visa expor os resultados de nossa pesquisa em relação à temática do trabalho análogo ao escravo no Brasil. Visamos mapear e analisar as principais iniciativas institucionais que têm sido efetivadas em relação ao tema, bem como a problematização de sua diversidade conceitual: diferentes formas de nomear o problema ocasionam diferentes arcabouços legais e institucionais nas propostas de soluções. O conceito brasileiro “trabalho análogo ao escravo”, ainda que essencialmente baseado no conceito de trabalho forçado estabelecido nas normas da OIT (Organização Internacional do Trabalho) sobre o assunto, ainda inclui a noção de condições degradantes de trabalho, de jornada exaustiva, e ainda a de servidão por dívida. Nesse sentido, analisamos também as ações que têm sido efetivadas em termos de combate ao trabalho escravo dando ênfase na articulação entre a OIT e demais instituições da sociedade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Regina Castro Barroso

Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGSA-IFCS-UFRJ - (Rio de Janeiro/RJ/BR).

Elina Gonçalves da Fonte Pessanha

Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - PPGSA-IFCS-UFRJ - (Rio de Janeiro/RJ/BR).

Downloads

Publicado

2018-03-06

Como Citar

Barroso, M. R. C., & Pessanha, E. G. da F. (2018). O trabalho análogo ao escravo: conceitos e ações institucionais. Revista Pós Ciências Sociais, 15(29), 233–252. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n27p233-252