Projetando a humanidade: observações sobre a educação Apanjekra

Autores

  • Bruno Nogueira Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n27p181-194

Palavras-chave:

Etnologia, Timbira, Canela Apanjekra, Projetos de desenvolvimento, Educação escolar

Resumo

A partir da análise da produção de documentos na aldeia e do envolvimento indígena na escola municipal na aldeia Porquinhos, questiono como os projetos de desenvolvimento se relacionam com aspectos mais amplos da percepção que os Apanjekra têm da população não indígena, compreendendo o Estado, do mercado e as políticas públicas. O aprendizado escolar formal está ligado à aquisição de qualidades necessárias para se relacionar com os não indígenas. Minha hipótese é que os “projetos” fazem parte do idioma das relações com os colonizadores, tratando das diferenças da memória e de princípios éticos que diferem indígenas e “brancos” nos processos de produção do parentesco e da vida coletiva.

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Biografia do Autor

Bruno Nogueira Guimarães

Doutor em antropologia social (PPGAS, MN – UFRJ). Pós-doutorando em saúde coletiva pela Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ (Rio de Janeiro/RJ/BR).

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Publicado

2018-03-06

Como Citar

Guimarães, B. N. (2018). Projetando a humanidade: observações sobre a educação Apanjekra. Revista Pós Ciências Sociais, 15(29), 181–194. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n27p181-194

Edição

Seção

DOSSIÊ: Leituras sobre os Timbira