Jũm mã ajaprỳ? Uma análise semântico-pragmática dos nomes pessoais Krahô

Autores

  • Edivaldo Wakê Krahô
  • Letícia Jôkàhkwỳj Krahô
  • Maxwell Miranda

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n27p157-180

Palavras-chave:

Onomástica, Antroponímia, Nominação, Rito, Krahô

Resumo

Este artigo analisa, do ponto de vista semântico-pragmático, os nomes pessoais krahô, e os modos como eles refletem alguns traços da organização social do povo como um todo. É mostrada a distribuição dos nomes masculinos e femininos nas metades principais, wacmẽjê e catàmjê, e sua relação com determinados papeis sociais desempenhados em alguns ritos. Destaca-se também que o rito de  dominação, como um ato de fala, é caracterizado na sociedade krahô não apenas como a particularização de um indivíduo dentro do grupo, mas envolve na mesma medida a transmissão de certas prerrogativas sociais que acompanham o nome pessoal, semelhante ao que é observado em outras sociedades Jê.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edivaldo Wakê Krahô

Professor Indígena da Educação Básica, tendo concluído o Curso de Magistério Indígena ofertado pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Estado do Tocantins (SEDUC). Atua no Curso de Licenciatura Intercultural, da Universidade Federal de Góias - UFG (Goiânia/GO/BR).

Letícia Jôkàhkwỳj Krahô

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás
- UFG (Goiânia/GO/BR).

Maxwell Miranda

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB) e Professor Adjunto I da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (Barra do Garças/MT/BR).

Downloads

Publicado

2018-03-06

Como Citar

Krahô, E. W., Krahô, L. J., & Miranda, M. (2018). Jũm mã ajaprỳ? Uma análise semântico-pragmática dos nomes pessoais Krahô. REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 15(29), 157–180. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n27p157-180

Edição

Seção

DOSSIÊ: Leituras sobre os Timbira