MÁRIO DE ANDRADE E O TAMBOR DE CRIOULA DO MARANHÃO

Autores

  • Sergio Figueiredo Ferretti Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palavras-chave:

Folclore, Mário de Andrade, Tambor de crioula, Tambor de Mina, Culltura

Resumo

Tambor de Crioula no Maranhão, é uma dança de negros ao som de tambores, sobre a qual, até hoje ainda há poucos trabalhos divulgados. É dança de umbigada semelhante a outras do mesmo gênero no país. No Maranhão possui características específicas e só aqui é conhecido com este nome. Mário de Andrade, diretor do Departamento Municipal de Cultura, organizou em 1937/38, através da Biblioteca Pública Municipal de São Paulo, uma Missão de Pesquisas Folclóricas ao Norte e Nordeste do Brasil que documentou, entre diversas manifestações culturais, o tambor de crioula e o tambor de mina em São Luís, cujo relatório foi publicado por Oneyda Alvarenga em 1948. Comentamos aqui o trabalho da Missão de Pesquisas Folclóricas (MPF) sobre o tambor de crioula, analisando a importância e a situação atual desta manifestação de cultura popular. Apresentamos caracterização geral da dança comparando-a com o tambor de mina, com a qual até hoje tem sido confundia. Talvez esta confusão, se deva em parte, a ambas terem sido classificadas por Mário de Andrade, como música de feitiçaria.

Palavras-chave: Missão Folclórica. Mário de Andrade. Tambor de Crioula e Tambor de Mina.

ABSTRACT

Tambor de Crioula in Maranhão is a dance mainly of black people to the sound of drums, and about which there are relatively few academic works at the present time. It is a face-to-face dance (termedumbigada) similar to others of a similar genre in Brazil. In Maranhão it has specific characteristics and it is only here that it is known under this name. In 1937/38 Mário de Andrade, the director of the Municipal Department of Culture, organized, with aid from the Municipal Public Library of São Paulo, a Mission of Study of Folklore in the north and northeast of Brazil. This Mission documented, alongside other representations of local culture, Tambor de Crioula and Tambor de Mina in São Luis and a report on this was published in 1948 by Oneyda Alvarenga. We comment here on the work of the Mission of Folklore Research (MPF) about Tambor de Crioula, analyzing the importance and the situation nowadays of this representation of popular culture. We present a general characterization of the dance comparing it with Tambor de Mina with which it has often been confused. Possibly this confusion is, at least partly, due to the fact that both had been classified, by Mario de Andrade, as music of witchcraft.

Key-words: Folklore Mission. Mário de Andrade. Tambor de Crioula and Tambor de Mina.

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Biografia do Autor

Sergio Figueiredo Ferretti, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), doutorado em Ciências Sociais (Sanduíche) - École des Hautes Études en Sciences Sociales (2002) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal do Maranhão. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFMA e é o Editor da Revista Pós Ciências Sociais. Trabalha em pesquisas que examinam os processos, condicionantes e lógicas de seleção de elites.

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Como Citar

Ferretti, S. F. (2012). MÁRIO DE ANDRADE E O TAMBOR DE CRIOULA DO MARANHÃO. REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 3(5). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/805

Edição

Seção

Artigos