REDES DE EMPRESAS NA INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO: o caso do consórcio de exportação Flor Brasil do Distrito Federal

Autores

  • Paulo Fernandes Keller Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palavras-chave:

Redes de empresa, Cooperativa, Sociologia econômica, Economia

Resumo

O artigo investiga e analisa as redes de empresas e os arranjos interorganizacionais entre pequenas empresas do segmento de moda praia do Distrito Federal que formaram o Consórcio de Exportação Flor Brasil no ano de 2000. Utiliza as ferramentas analíticas da sociologia econômica em especial a análise de redes e a abordagem da cadeia de valor ou cadeia do produto. A análise do caso Flor Brasil demonstra a importância da articulação entre as redes de cooperação interempresas e as redes de políticas públicas de fomento industrial que atuam no nível local.

Palavras-chave: Redes de empresas. Cooperação interfirmas. Sociologia econômica.

ABSTRACT

This article investigates and analyses the network of firms and the interorganizational arrangements between small firms of the beach fashion segment of FEDERAL DISTRICT (Brazil) that formed the Exportation Consortium Flor Brasil in 2000. It uses the analytic tools of economic sociology specially the network analysis and the approach of value chain or commodity chain. The analysis of the case Flor Brasil shows the importance of the link between interfirm cooperation networks and public policy networks that operate in local level.

Keywords: Network of firms. Interfirm cooperation. Economic sociology.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Fernandes Keller, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), doutorado em Ciências Sociais (Sanduíche) - École des Hautes Études en Sciences Sociales (2002) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal do Maranhão. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFMA e é o Editor da Revista Pós Ciências Sociais. Trabalha em pesquisas que examinam os processos, condicionantes e lógicas de seleção de elites.

Downloads

Como Citar

Keller, P. F. (2012). REDES DE EMPRESAS NA INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO: o caso do consórcio de exportação Flor Brasil do Distrito Federal. Revista Pós Ciências Sociais, 6(11). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/793

Edição

Seção

Artigos