ESCOLAS DE SAMBA: território e processos de identificação social

Autores

  • Ronald Clay dos Santos Ericeira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Cultura, Identidade Social, Samba

Resumo

O artigo trata do surgimento das escolas de sambas no cenário urbano do Rio de Janeiro e as ocupações de morros, favelas e subúrbios pelas comunidades associadas a essas agremiações carnavalescas. Agremiações que engendram modos subjetivos e mecanismos de identificação social a quem se vincula afetivamente a elas. O artigo também se propõe a discutir as formas pelas quais as escolas de samba produziram redes de sociabilidade e de rivalidade, transpondo barreiras sociais, geográficas e econômicas, o que resulta, amiúde, na valoração positiva dos territórios ocupados por elas.

Palavras-chave: Samba. Territorialidade. Identificação social.

ABSTRACT

This paper analyses the origin of samba and the communities around the school of samba in the urban context from Rio de Janeiro. These groups of carnival create different ways of been and mechanisms of social identifications. This paper discusses also the ways that the samba creates sociability and positive values in the occupied territories by the schools of samba.

Key-words: Samba. Territory. Social identities.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronald Clay dos Santos Ericeira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), doutorado em Ciências Sociais (Sanduíche) - École des Hautes Études en Sciences Sociales (2002) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal do Maranhão. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFMA e é o Editor da Revista Pós Ciências Sociais. Trabalha em pesquisas que examinam os processos, condicionantes e lógicas de seleção de elites.

Downloads

Como Citar

Ericeira, R. C. dos S. (2012). ESCOLAS DE SAMBA: território e processos de identificação social. REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 6(11). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/788

Edição

Seção

Artigos